Ao vivo
Blogs

Real Madrid x Barcelona: e se a tendência da Bundesliga se repetir no Espanhol?

Barcelona e Real Madrid brigam pelo título do Campeonato Espanhol 2020

Jogando com portões fechados, estamos vendo uma nova tendência no Campeonato Alemão. Agora, os visitantes parecem favoritos. Em 18 jogos desde o retorno da competição, foram 10 vitórias para os que jogaram fora de casa. Os mandantes só venceram 3 dos 18 jogos. O Campeonato Espanhol vai voltar na semana no dia 8 de junho. Neste momento, o Barcelona lidera a competição com 58 pontos, são dois pontos de vantagem sobre o Real Madrid, segundo. Mas e se a tendência do que estamos vendo no Campeonato Alemão se repetir em LaLiga, que time leva vantagem?

O investigador do Centro de Investigação, História e Estatística do Futebol Espanhol (CIHEFE), José del Olmo, falou à agência EFE que a vantagem de jogar em casa deve ser reduzida nos 110 jogos que faltam para terminar a competição. Sendo assim, alguns clubes poderiam ter vantagem sobre outros, pelo menos antes da bola rolar.

Messi e Sergio Ramos. Crédito: Marca

Real Madrid é melhor fora de casa

O Real Madrid é a equipe que mais pontuou jogando sem o apoio da sua torcida neste Espanhol, são 25 pontos em 14 jogos (7 vitórias e 4 empates). O time comandado por Zidane também é o que mais gols marcou fora de casa antes da parada, 22 tentos, e o que menos sofreu gols, 10. Jogando no Santiago Bernabéu, o Real somou 31 pontos em 13 jogos (9 vitórias e 4 empates).

No caso do Barcelona, os números jogando com sua torcida são bem melhores do que os resultados fora do Camp Nou. São 40 pontos em casa em 14 jogos (13 vitórias e 1 empates) e 18 fora de casa em 13 partidas (5 vitórias e 3 empates). Se em casa o Barça balançou 45 vezes as redes antes da parada, fora de casa foram apenas 18.

Barcelona terá mais jogos fora de casa

6 dos 11 jogos do Barcelona serão fora de casa. Contra Mallorca, Sevilla, Celta, Villarreal, Valladolid e Alavés. Todos eles, estão entre os 10 clubes que menos pontuaram jogando em casa nesta temporada do Espanhol, ou seja, que parecem não depender tanto do torcedor. Já o Real Madrid disputará 5 jogos fora de casa: Real Sociedad, Espanyol, Athletic, Granada e Leganés. Três deles estão entre os 8 clubes que mais somaram jogando com sua torcida nesta temporada.

Se a tendência da Bundesliga realmente se repetir em LaLiga, o Barcelona pode levar vantagem no número de jogos fora de casa. Porém, sem a torcida nos estádios, o Real Madrid pode ter a vantagem, já que o time pontua mais sem sua torcida e vai encarar equipes que são mais fortes com seus torcedores. O duelo será equilibrado até se a tendência da Bundesliga se repetir.

Leia também

Mais em Blogs