Ao vivo
Blogs

Treino em quarentena

CBF mantém árbitros ativos através  de vídeos. 

Treino dos árbitros para competições internacionais. (FIFA)

Para quem me acompanha neste quase um ano a frente dos comentários de arbitragem na TNT/Esporte Interativo, sabe o quanto sou obcecado por treinamento e quanto cobro isto da CBF, no sentido de oferecer aos seus árbitros quantidade, qualidade e continuidade no treinamento a fim de minimizar os erros.
Como Gaciba já havia me antecipado na "live" que fizemos, a comissão de arbitragem da CBF desenvolveu uma série de treinos à distância, assim como acompanhamentos psicológico e físico. Eles visam manter o árbitro minimamente ativo para o dia em que tudo isso acabar.
O retorno será brusco e, quanto mais ficarem parados, mais atrofiam suas habilidades específicas. Por isso, julgo de grande valia qualquer tentativa de mantê-los "em aquecimento".
Os trabalhos consistem em vídeos como o que segue abaixo. Os árbitros têm que enviar suas respostas e a comissão de arbitragem, em seguida, dá o gabarito.

Vídeo para treino dos árbitros.

Fonte: CBF

Gabarito CBF:

VIDEO 01 – TLD / CA / PROMISSOR
DESCRIÇÃO - Em rápido contra-ataque atacante é seguro pelo adversário na intermediária de seu ataque.
CONSIDERAÇÕES - O atacante tem claro domínio da bola, direção da meta, distância do gol, mas, claramente a velocidade da jogada permite que um defensor no centro do campo regresse para cobertura, inclusive estando mais próximo de sua meta no momento que esta é cometida. Pelos fatos citados o DOGSO é descaracterizado pela configuração tática da defesa caindo para promissor. Decisão disciplinar correta, cartão amarelo por impedir um ataque promissor.
VAR - Importante ressaltar que, em jogos com VAR, este deveria checar tanto o possível pênalti na origem da jogada como o possível DOGSO no final dela. Em ambos os casos o resultado da checagem confirmaria a decisão do campo.

Segundo o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, os treinos têm ajudado os árbitros:
"Precisamos trabalhar conceitos! Acreditamos que na arbitragem, para a busca da excelência, o árbitro moderno deve, além de ter conhecimento da regra, dominar os conceitos para a tomada de decisão e entender o espírito da lei. Somente com muita prática e estudo conseguiremos evoluir."
Já Marcelo De lima, um dos melhores árbitros do Brasil na última temporada, afirma:
"Vendo e revendo os vídeos com as respostas que a instrução nos passa, vamos treinando o mental para todas as situações que possam surgir na partida, esses vídeos estão trabalhando os Pilares Técnico e Mental."

Não tem jeito...Para qualquer atividade na vida, o treino leva à melhora da função exercida. A repetição de gestos e raciocínios dentro da prática escolhida para sua vida, seja trabalho ou "hoby", irá, ao longo do tempo, transformar os objetos usados para o exercício da atividade em extensões do seu corpo.
Exemplo prático para que você me entenda: O carro que vc dirige. Lembra do primeiro dia, na auto escola? Agora pense em vc hoje... em como suas pernas, braços, olhos, raciocínio e antecipações reagem automaticamente.
Pois é, a idéia é treinar, treinar e treinar, para que apitos , bandeiras e, agora, o equipamento do VAR, se tornem a pele do próprio árbitro.

Leia também

Mais em Blogs