Ao vivo
Melhor Futebol do Mundo

Bicampeã: Itália bate a Inglaterra dentro de Wembley e vence a Euro 2020

Jogo terminou empatado em 1x1 no tempo normal e na prorrogação; partida foi decidida nas penalidades

Itália levantou troféu da Euro dentro da Inglaterra, ao bater os donos da casa - Michael Regan (Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

A final da Euro 2020 teve emoção até o último segundo, sendo decidida nos pênaltis. No fim, a defesa de Donnarumma no pênalti de Bukayo Saka garantiu o título da Itália.

Com menos de dois minutos de primeiro tempo da partida, o lateral esquerdo Luke Shaw abriu o placar para a Inglaterra, aproveitando bom cruzamento de Trippier. Depois disso, a equipe da casa recuou e chamou os italianos para o ataque, tentando explorar os contra-ataques.

Na segunda etapa, em cobrança de escanteio, Cristante desviou, Verratti cabeceou e Pickford fez grande defesa. A bola ainda bateu na trave e, no rebote, Bonucci completou para o fundo do gol, deixando tudo igual.

Nas penalidades, prevaleceram os pênaltis perdidos: pela Inglaterra, Sancho e Rashford - que tinham entrado no fim da prorrogação justamente para cobrar na disputa de pênaltis - perderam primeiro e Saka perdeu a cobrança decisiva. Jorginho e Belotti também desperdiçaram pela Azzurra. Gianluigi Donnarumma defendeu as penalidades de Sancho e Saka; a de Rashford foi na trave.

Com isso, a Itália se sagrou bicampeã da Euro, conquistando seu primeiro título da competição desde 1968 e levantando a primeira taça desde a Copa do Mundo de 2006.

Leia também

Mais em Melhor Futebol do Mundo