Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

11/6/1970 - Peru é o rival nas quartas

Seleção foi primeira colocada no grupo e esperava o segundo do grupo de León: o Peru dirigido por Didi, craque bicampeao mundial em 1958 e 1962

Brasil jogou muito bem o primeiro tempo contra Romênia
Brasil jogou muito bem o primeiro tempo contra Romênia

Por Mauro Beting

Para Nelson Rodrigues, em O GLOBO: "Nunca os brasileiros jogaram tão bem. Nem em 58 e nem em 62 jogaram tão bem como nos 23 minutos iniciais contra a Romênia".

"O futebol brasileiro atravessa a maior fase de sua história".

Nelson. Definitivo.

E antes da fase decisiva.

O que mais preocupava o médico Lídio de Toledo era a torção no joelho direito de Everaldo. A comissão técnica estava otimista. Mas Marco Antonio estava de sobreaviso para voltar à Seleção que seguiria em Guadalajara para as quartas. Clodoaldo tinha dores no joelho. Mas nada preocupante.

Gérson e Rivellino voltariam ao time brasileiro. Piazza retornaria à zaga, e Paulo César e Fontana seriam reservas mais uma vez.

Carlos Alberto Parreira e Rogério observaram o Peru. Numa época em que se falava mais e abertamente sobre tudo (ao menos de futebol...). O auxiliar de preparação física Parreira abriu o jogo: entendia que o Peru não tinha nada demais, que tinha bons jogadores como Cubillas, mas um time muito lento para marcar, muito espaçado entre as linhas, com laterais fracos, e defesa frágil.

Enfim, abertamente, o Brasil era favorito para membros da comissão técnica.

Classificada, também não se sabia para onde a Seleção iria disputar a semifinal.

Como em 1966 , quando a Inglaterra conseguiu com a Fifa (ou a Fifa conseguiu com a Inglaterra) não sair de Wembley para jogar a semifinal contra Portugal em Liverpool, o comitê organizador do Mundial de 1970 só definiria os jogos em Guadalajara e Cidade do México depois da definição dos semifinalistas.

No Hotel Maria Izabel, na capital, foi feito naquela quinta-feira um sorteio para definir quem terminou em primeiro no grupo 1. Deu URSS. México no segundo lugar.

(Sim. Sorteio em hotel definiu posições. E poderia definir mais coias depois...)

Brito cortou a barba. Deixou apenas bigode: "promessa".

Mais Vistas