Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

A história do Maracanã e o povo carioca merecem respeito

No dia em que o Brasil registrou 1.954 mortes pela Covid-19 em 24 horas - o maior número desde o começo da pandemia - deputados da Alerj acharam útil mudar o nome de um dos maiores patrimônios dos brasileiros... vai entender

Maracanã foi construído para a Copa do Mundo de 1950 I Foto: Buda Mendes / Getty Images
Maracanã foi construído para a Copa do Mundo de 1950 I Foto: Buda Mendes / Getty Images

Por Victor Duarte

Na última terça-feira (9), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a mudança do nome do estádio do Maracanã de "Jornalista Mário Filho" para "Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé". Aprovada em regime de urgência pelos deputados da Alerj, a mudança ainda depende da sanção do governador em exercício do Rio, Cláudio Castro.

Curiosamente, a “importantíssima” decisão ocorreu no dia em que o Brasil registrou 1.954 mortes pela Covid-19 em 24 horas - o maior número desde o começo da pandemia - e totalizou 268.568 óbitos pelo vírus, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa.

Politicamente falando, esse não é o momento de levantar uma pauta totalmente impopular – e até inútil - como essa. Esportivamente, é preciso respeitar a história de nossos estádios, nossas melhores (e piores) memórias dentro deles, dos geraldinos e das pessoas que, lá no comecinho, possibilitaram que esses momentos fossem criados, como é o caso de Mário Filho.

Pelé, o maior de todos os tempos, merece todas as homenagens possíveis, mas não merece ter seu nome usado por políticos que deveriam estar se preocupando com problemas realmente sérios neste difícil período de pandemia em que vivemos.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Uma possível mudança formal de nome não vai apagar a importância de Mário Filho para o futebol carioca e brasileiro, mas é preciso respeito pelas memórias criadas dentro do estádio, principalmente, graças às decisões do jornalista no fim da década de 40.

Por fim, um agradecimento a Pelé por tudo o que fez e ainda faz pelo futebol brasileiro e mundial, mas o Maracanã vai sempre ser lembrado como Estádio Jornalista Mário Filho. A história e o povo carioca precisam ser respeitados!

Mais Vistas