Blogs

Não caia na mentira! Não só no Brasileirão os melhores tropeçam nos piores

Quantas vezes você já ouviu essa justificativa para um resultado ruim de um time que briga por G4 contra uma equipe que luta contra o Z4? Saiba que ela não procede

Líder Botafogo foi derrotado pelo Cuiabá
Líder Botafogo foi derrotado pelo Cuiabá (Andre Fabiano/Código19/Gazeta Press)

Por Rodrigo Fragoso

- Só no Brasil que o último colocado pode vencer o primeiro.

- Aqui no Brasil, o equilíbrio é muito diferente das outras grandes ligas, porque os últimos tiram pontos do primeiro.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DA TNT SPORTS NO WHATSAPP!

Basta uma pesquisa sem grandes viagens no tempo para perceber que afirmações como essas acima, costumeiramente utilizadas em entrevistas coletivas depois de tropeços de equipes da parte de cima da tabela contra times da parte debaixo, não procedem.

BRASILEIRÃO, PREMIER LEAGUE, LA LIGA, SERIE A E BUNDESLIGA NA LUPA.

Para fazer o tira-teima, inseri na lupa dessa observação o recorte da última temporada completa das ligas de elite do Brasil, da Inglaterra, da Itália, da Espanha e da Alemanha. A amostragem parte do segundo turno de cada liga, quando todos os clubes se reencontrarão já depois do primeiro confronto e com metade da competição realizada.

A pesquisa se debruçou na fotografia rodada a rodada do segundo turno de cada liga para entender quais eram os cinco primeiros colocados daquele meio de semana ou daquele final de semana que enfrentariam alguma equipe que estivesse na metade debaixo da tabela de classificação daquele meio de semana ou daquele final de semana.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DO BOTAFOGO DA TNT NO WHATSAPP!

O BRASILEIRÃO NÃO É A ÚNICA LIGA EM QUE OS TIMES DE CIMA PODEM PERDER PARA OS DE BAIXO. PELO CONTRÁRIO.


Entre as cinco ligas colocadas em comparação, o Brasileirão do ano passado só teve mais tropeços dos cinco primeiros colocados contra os 10 últimos da tabela ao longo do segundo turno do que a Bundesliga. Foram registrados 19 empates ou derrotas dos cinco primeiros contra os 10 últimos durante as 19 rodadas finais do Brasileirão. Em La Liga 22/23 e na Premier League 22/23, foram 20. O maior número apareceu na Serie A 22/23, com 24.

Para tentar equilibrar a pesquisa, a Bundesliga, por carregar 18 clubes (dois a menos do que as outras ligas pesquisadas), teve a observação de tropeços dos 4 primeiros colocados diante dos últimos 9 colocados (metade debaixo da tabela). Foram 14 empates ou derrotas dentro do contexto da pesquisa registrados em 17 rodadas de segundo turno.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE FUTEBOL EUROPEU DA TNT NO WHATSAPP!

E O NÚMERO DE TROPEÇOS DOS CINCO PRIMEIROS CONTRA OS CINCO ÚLTIMOS?


Quando deixamos a amostragem dos contratempos dos cinco primeiros contra a metade debaixo da tabela para trás e passamos a observar apenas os tropeços dos cinco primeiros contra os cinco últimos (ou dos quatro primeiros contra o quatro últimos na Bundesliga) percebemos que o Brasil, em média, foi o país em que menos se registrou esse tipo de resultado "inesperado" na temporada passada.

Com mais rodadas na conta, o Brasileirão 2022 teve seis empates ou derrotas dos cinco primeiros colocados contra os últimos cinco colocados em 19 rodadas. A Bundesliga 22/23 registra os mesmos seis, porém, em 17 rodadas. Na Serie A 22/23, o número foi de nove, enquanto na Premier League 22/23 foi de 10. Na La Liga 22/23, o número mais do que dobra em relação ao Brasil: foram 13 empates ou derrotas dos cinco primeiros colocados contra os cinco últimos colocados.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

EM QUAL LIGA OS LÍDERES TROPEÇARAM MAIS?


Apenas La Liga se sobressaiu em relação às demais na temporada passada. Foram cinco tropeços do líder da rodada contra uma equipe que figurava na metade debaixo da tabela no momento do confronto. Brasileirão, Premier League, Serie A e Bundesliga (com duas rodadas a menos) registraram três tropeços.

BRASILEIRÃO ATUAL COM MÉDIA SUPERIOR AO DA TEMPORADA PASSADA.


Em 2023, ainda dentro dos critérios da pesquisa, já foram disputadas 11 rodadas do segundo turno da competição e a média é superior aos tropeços registrados em 2022. São 14 tropeços de algum dos cinco primeiros colocados de cada rodada contra alguma equipe da metade debaixo da tabela. Só o Botafogo foi líder e já acumulou três contratempos no quesito.

Mais Vistas