Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Alterações anuais

IFAB anuncia alterações para a temporada 2020/2021

Federações que compõem a IFAB
Federações que compõem a IFAB (IFAB)

Por Péricles Bassols

Há 134 anos a International Football Association Board -IFAB, composta por FIFA e as quatro federações do Reino Unido- se reúne anualmente para atualizar, melhorar e esclarecer pontos nas regras do jogo que necessitam de ajustes. Não só para jogadores e árbitros- guardiões do esporte designados mundo a fora- como também para espectadores e fãs.
Para este ano, as principais mudanças foram:
• REGRA 10 - Jogadores que tenham recebido cartões amarelos ou advertências verbais durante o jogo e/ou a prorrogação, agora entram nas disputas de pênaltis com os cartões e verbais zerados;
- Um goleiro que se adiante na cobrança durante a decisão por pênaltis será advertido verbalmente na primeira infração e, a partir da segunda, será punido com cartão amarelo.
• REGRA 11 - Um jogador em posição de impedimento agora estará habilitado a jogar (ou seja, estará em posição legal) caso a bola venha de uma ação voluntária de um adversário de jogar COM AS MÃOS, o que antes não acontecia.
• REGRA 12 - Mãos acidentais apenas serão marcadas se forem IMEDIATAMENTE ANTES DE UM GOL OU DE GERAR UMA SITUAÇÃO CLARA DE GOL.
- O goleiro que jogar a bola pela segunda vez de forma deliberada - INCLUSIVE COM AS MÃOS - em um reinício de jogo, como p.e: tiro de meta, será punido com cartão amarelo ou vermelho, a depender do impacto tático (se impediu um ataque promissor; uma situação manifesta de gol ou um gol).
- o gráfico abaixo delimita e esclarece o que deve ser considerado mão na anatomia do braço, tanto para infrações de mão na bola (REGRA 12), como para infrações de impedimento (REGRA 11).

Gráfico que ilustra o início do braço e final da axila como área legal.
Gráfico que ilustra o início do braço e final da axila como parte legal.


• Protocolo VAR - para indicar uma revisão, não será mais necessário fazer dois sinais de TV com as mãos, agora, apenas um.

Essas são as mais expressivas e importantes alterações desse ano. Segue link para leitura e estudo de todas:

https://theifab.com/document/laws-of-the-game

Como em um ensaio da própria vida, o futebol é um esporte extremamente dinâmico e as situações que necessitam de ajustes aparecem jogo após jogo, colocando os "velhinhos" da Board para pensar, aprimorar e tornar o esporte mais justo.
E é nesta esfera observacional que concluiu-se, por exemplo, que o VAR seria necessário para que o esporte fosse mais legítimo. Não perfeito! Apenas mais legítimo! É disso que a BOARD trata todos os anos.
Passou a ser insustentável um jogo ter um resultado injusto quando todos podiam ver, em tempo real, que o árbitro havia errado e apenas ele próprio não tinha essa possibilidade.
O Futebol continuará passando por mudanças (o que é extremamente positivo), ainda que de forma gradual, como a BOARD costuma fazer, já que é necessário ser criterioso e rígido com o esporte mais popular e praticado no mundo.
E que venham mais 134 anos pela frente!

Mais Vistas