Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Arana e Raphinha são boas novidades de Tite

Ao todo, seis jogadores que foram medalha de ouro em Tóquio estão na lista, mas alguns chamados não se justificam na minha visão

Tite convocou jogadores que estiveram nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Tite convocou jogadores que estiveram nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Buda Mendes (Getty Images)

Por Vitor Sérgio Rodrigues

A expectativa de novidades na convocação da seleção brasileira foi atendida por Tite nesta sexta-feira, com o lateral Guilherme Arana e o ponta Raphinha, do Leeds United, sendo chamados para os três jogos pelas Eliminatórias da Copa de 2022, no início de setembro, contra Chile, Argentina e Peru. Os dois jogadores podem dar um ar de renovação, ainda mais em duas posições em que Tite tem enfrentado problemas. Arana, inclusive, deveria começar como titular.

Raphinha pode ser o ponta pela direita que Tite tem buscado desde que tirou Coutinho dessa função, onde o jogador do Barcelona foi bem nas últimas Eliminatórias. Gabriel Jesus é hoje a melhor opção por ali, mas não convenceu totalmente. O jogador do Leeds é rápido, bom no drible e em preparar jogadas. Os números dele na melhor liga nacional do mundo chamaram a atenção da comissão técnica.

Arana e Raphinha são duas das novidades de Tite, que também chamou Lucas Veríssimo como quarto nome da zaga, trouxe de volta Bruno Guimarães e o atacante Matheus Cunha, que foram destaques do Brasil no ouro olímpico conquistado no fim de semana passado. Outro de Tóquio foi o meia Claudinho, que mereceu a convocação pelo que fez na temporada 2020/21, embora agora não esteja tão bem. Essa integração com a seleção olímpica (Daniel Alves, que ainda é o titular da lateral-direita na minha visão, também foi chamado) é algo que faltava na Seleção, inclusive.

O restante de lista tem muitos nomes sobre os quais não há praticamente nenhuma polêmica. Alisson, Éderson, Weverton, Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Militão, Casemiro, Fabinho, Paquetá, Richarlison, Gabriel Jesus e Neymar são alguns deles. Fred tem uma rejeição grande de parte do público e de parte da imprensa, mas tem moral com a comissão técnica. Danilo também.

Mas alguns nomes que estão na lista eu não chamaria, pois não estão bem e já são conhecidos da comissão técnica, especialmente Roberto Firmino e Éverton Ribeiro. No lugar do atacante do Liverpool, iria de Hulk, que vem arrebentando com o futebol brasileiro nessa posição, ainda sem dono com Tite. E para o lugar do meia do Flamengo, chamaria Gérson, que precisa ser testado em algum momento, mas pelo visto, esse momento não chegará...

Mais Vistas