Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Com um dos melhores trabalhos da Europa, Eduardo Coudet mudou o Celta da água para o vinho

Treinador assumiu o clube na zona de rebaixamento e por pouco não conseguiu levar a equipe às competições europeias

Coudet faz bom trabalho no Celta e levou equipe da lanterna para a parte de cima da tabela
Coudet faz bom trabalho no Celta e levou equipe da lanterna para a parte de cima da tabela (Getty Images)

Por Gabriel Menezes

Eduardo Coudet deixou o Internacional, no fim de 2020, deixando saudades no torcedor colorado. Afinal, o técnico argentino fazia ótimo trabalho no clube gaúcho, que era líder do Campeonato Brasileiro e ainda disputava Libertadores e Copa do Brasil quando o comandante pediu a rescisão de seu contrato para assinar com o Celta, da Espanha.

À época, muitos questionaram por que Coudet preferiu deixar o Inter, líder do Brasileirão, para assumir o Celta, que corria sério risco de rebaixamento: era 18º colocado quando o argentino assumiu o comando, na 10ª rodada de LaLiga. Independentemente dos motivos, o fato é que o treinador conseguiu mudar a equipe espanhola da água para o vinho.

Faltando apenas uma rodada para definir as posições finais de La Liga - o título ainda está em aberto, com Atlético de Madrid e Real Madrid podendo levantar a taça - o Celta de Coudet jogará contra o Real Betis, no sábado (22), "para cumprir tabela". O clube ocupa a 8ª colocação da competição, com 53 pontos. O Villarreal, 7º colocado, tem 58 e não pode mais ser alcançado. O Athletic Bilbao, que está na 9ª posição, tem 46 pontos e também não consegue ultrapassar a equipe de Vigo.

Quer assistir a todos os jogos da Champions League e à maior cobertura do Campeonato Italiano? Então, clique aqui e assine o Estádio TNT Sports!

Os números comprovam o excelente desempenho de Coudet no comando do Celta

Quando Coudet chegou ao Celta de Vigo, a principal missão do técnico argentino era tirar a equipe da zona da degola. O clube era o 18º colocado e tinha estatísticas bem ruins: apenas uma vitória, com quatro empates e quatro derrotas, 15 gols sofridos e um ataque extremamente fraco: só seis gols marcados.

Depois da derrota na estreia do novo treinador, para o Sevilla, o Celta chegou a amargar a lanterna de LaLiga. Mas o time cresceu de produção com Coudet. Hoje, 28 rodadas depois, o clube da Galícia conquistou 46 pontos (além dos 7 que já tinha) e se encontra na 8ª posição, próximo da luta por vaga em competições europeias (os quatro primeiros vão para a Champions, 5º e 6º colocados para a Europa League e o 7º terá vaga na Conference League, torneio novato da UEFA).

Além disso, o ataque do Celta mudou da água para o vinho. Antes de Coudet, o clube tinha média inferior a um gol por jogo (6 tentos em 7 jogos). Com o argentino, são 47 gols em 28 partidas (1,67 gols/jogo). O número pode não parecer tão chamativo, mas é relevante na comparação com os rivais diretos.

Coudet mudou o Celta da água para o vinho e números comprovam (Foto: Getty Images)
Coudet mudou o Celta da água para o vinho e números comprovam (Foto: Getty Images)

Desde que Coudet assumiu, Celta teve o 2º melhor ataque de LaLiga e só pontuou menos que o G-4

Analisando os jogos entre a 10ª rodada (na estreia de Coudet) e a 37ª, última rodada disputada, fica mais clara ainda a subida de produção do Celta: o clube teve o 2º melhor ataque de LaLiga no período, tendo marcado 47 gols. Só o Barcelona, que balançou as redes adversárias 63 vezes, foi melhor. O Real Madrid e o Villarreal tiveram 46 gols cada e o líder Atlético de Madrid fez 45 gols.

Além disso, se considerarmos só a "era Coudet", o Celta estaria brigando para terminar na mesma 8ª colocação, ainda que com nove jogos a menos que seus adversários: teria o mesmo número de pontos que o Athletic, atual 9º colocado.

A impressão que fica é que, se o Campeonato Espanhol tivesse algumas rodadas a mais - ou se Coudet estivesse no comando desde o começo da liga - o Celta inevitavelmente conquistaria uma vaga numa competição europeia. O G-4, no entanto, seria inalcançável, pois o desempenho de Atleti, Real, Barça e Sevilla foi muito superior ao dos demais.

Veja, abaixo, o comparativo do desempenho do Celta de Coudet com os times que estão acima do clube na tabela de classificação.

Clube Pontos desde a 9ª rodada Gols marcados
Atlético de Madrid 62 pontos 45 gols
Real Madrid 62 pontos 46 gols
Barcelona 59 pontos 63 gols
Sevilla 61 pontos 41 gols
Real Sociedad 39 pontos 38 gols
Real Betis 46 pontos 35 gols
Villarreal 40 pontos 46 gols
Celta (com Coudet) 46 pontos 47 gols

Mais Vistas