Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Concordo 100% com lista de Tite

Treinador da Seleção Brasileira faz o melhor grupo possível para as Eliminatórias - deixando Bruno Guimarães e Gerson para a Sub-23.

Os chamados por Tite
Os chamados por Tite

Por Mauro Beting

Os meus chamados são rigorosamente os mesmos de Tite. Mas se não houvesse também a convocação para a Seleção Olímpica, talvez tivéssemos duas “divergências”.

GOLEIROS – Alisson, Ederson e Weverton. A princípio nesta ordem. Mas qualquer um deles tem condição de ser titular. Alisson ainda merece a confiança, mesmo em fase instável. Ederson vive melhor momento, e Weverton, a melhor fase da carreira.

LATERAIS-DIREITOS – Daniel Alves e Danilo. Dani voltou a jogar muito bem como ala. Mas como a Seleção não está jogando na fase de construção com o ala-direito espetado, ele teria de atuar como o lateral-direito mais preso na linha de três defensores como Danilo está mais acostumado na Juventus e no Brasil nos outros jogos das Eliminatórias. Só que não tem como deixar de fora uma bandeira como Daniel – ainda mais em posição carente no futebol mundial.

LATERAIS-ESQUERDOS – Renan Lodi e Alex Sandro. Outros que também não discuto, mesmo que Lodi já tenha vivido melhores momentos no Atlético de Madrid. Alex Sandro (como Danilo) aporta versatilidade para eventualmente fazer o meio e mesmo um terceiro zagueiro pela esquerda.

ZAGUEIROS – Marquinhos e Thiago Silva ainda são os meus titulares. Sobretudo o primeiro. Sem Rodrigo Caio, vou com Verissimo (debutante merecido), e mantenho Militão (outro bastante versátil).

VOLANTES – Casemiro é absoluto. Fabinho também, e ainda mais como opção para a zaga e lateral-direita. Douglas Luiz merecidamente segue no elenco pelo que tem feito, e como interpreta a função exigida por Tite, auxiliando na cobertura do avançado Lodi. No lugar de Fred (de ótimo momento e maior experiência internacional e com a Seleção) eu ficaria com Gerson, ainda que desfalcando mais o Flamengo – MAS ELIMINATÓRIA É COPA DO MUNDO, NÃO TEM COMO PENSAR EM NÃO DESFALCAR AS EQUIPES BRASILEIRAS, MESMO COM O CALENDÁRIO INSANO). Por conta dos cartões, também chamaria Bruno Guimarães, que qualifica o meio-campo, e abriria mão de Everton Cebolinha. Até por Gerson também poder atuar mais aberto, com outras características, e melhor qualidade. Mas Bruno e Gerson estarão servindo a Seleção Olímpica. Desse modo, manteria Fred e também jogaria com Everton Cebolinha.

MEIAS – Sem Coutinho, e pelo novo esquema, Everton Ribeiro segue até como titular. Se caiu muito de produção nesses 6 meses sem jogos, foi um dos melhores no Uruguai, joga muito, e é bastante rodado. Lucas Paquetá voltou a jogar bem pelo Lyon. Em posição carente, merece estar no grupo.

ATACANTES PELA DIREITA – Além de Everton Ribeiro como um meia que corta por dentro, Richarlison e Gabriel Jesus e até Gabriel Barbosa podem atuar por ali.

ATACANTES PELA ESQUERDA – Neymar. Vinicius Jr.

CENTROAVANTES – No novo esquema com um 9 mais enfiado, Firmino pode continuar sendo o cara. Mas espaço cada vez mais aberto para Gabriel Barbosa, e também para Gabriel Jesus e Richarlison.

QUEM EU TROCARIA – Não fosse a Seleção Olímpica

BRUNO GUIMARÃES X FRED – Questão de gosto. Mas Fred tem intensidade absurda e experiência de Copa do Mundo.

GERSON X EVERTON – Apesar de Cebolinha atuar muito bem na Seleção, e viver momento de gols no Benfica, Gerson dá outras opções. A Seleção já está bem servida pelos lados do ataque.

Mais Vistas