Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Coutinho dentro e Vini Jr. fora não tem relação entre si

Os dois nomes acabaram sendo protagonistas juntos na lista de Tite divulgada nesta sexta-feira, a presença de um não significou a ausência do outro

Coutinho entrou por que Vinícius Júnior saiu? Não foi isso!
Coutinho entrou por que Vinícius Júnior saiu? Não foi isso!

Por Vitor Sérgio Rodrigues

Mais uma convocação de Tite para a seleção brasileira entrar em campo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar e duas polêmicas dominaram a repercussão da lista: a presença de Philippe Coutinho e a ausência de Vinícius Júnior. Acompanhando as redes sociais, essas duas escolhas do treinador do Brasil foram colocadas como ligadas, mas na verdade uma não guarda nenhuma relação com a outra.

É só analisar um pouquinho o futebol e as funções dos dois para perceber que ter Coutinho dentro teve zero impacto para Vinícius Júnior ficar fora. Os dois jogam em posições e, principalmente, funções totalmente diferentes. Logo, Tite não deixou o jogador do Real Madrid fora para convocar o meia do Barcelona. Isso não aconteceu!

O próprio Tite abordou o tema citando nominalmente o atleta que não foi convocado para Coutinho retornar à seleção: Éverton Ribeiro. Considerando a função que Coutinho mais desempenho com Tite na seleção, especialmente nas Eliminatórias para a Copa de 2018, a troca de Ribeiro por ele faz todo o sentido.

Vinícius Júnior faz outra função em relação a Coutinho. É o ponta que abre o campo, que busca o um-contra-um, que busca a jogada aguda pelo fundo ou entrando em diagonal na área. Coutinho não faz e nunca fez isso.

Os dois jogadores que estão convocados e que fazem a função próxima a que faz o Vinícius Júnior são Raphinha e Antony. Então, fica evidente que Vinícius Júnior está fora da convocação porque Tite preferiu levar Raphinha e Antony. Não é porque levou Coutinho de volta à seleção...

Minha opinião
Sobre a volta de Coutinho – É evidente que Tite gosta e confia demais em Coutinho. Para uma função que ninguém convenceu até aqui, é natural que ele fosse chamado novamente. Só acho que não deveria ser agora. Coutinho tem pouco mais de 400 minutos na temporada, em dez partidas. No geral, não tem conseguido acompanhar o ritmo dos jogos, em um Barcelona que tem muitos problemas. Acho que agora não era hora de voltar.

Sobre a ausência de Vinícius Jr. – O jogador do Real briga para ser o melhor brasileiro jogando na Europa nesta temporada. É apontado pela crítica espanhola como o principal jogador do Real Madrid após Benzema. Sendo assim, não faz nenhum sentido deixar um jogador assim, vivendo seu melhor momento, fora da lista. Ainda mais considerando que nas últimas duas convocações, Tite chamou 26 e 25 jogadores, respectivamente. Até por uma questão de mérito, poderia ter chamado 24 atletas agora, incluindo Vinícius Jr.

Essa ausência, somada à forma como Vinícius Júnior foi utilizado por Tite, mais como auxiliar de lateral do que como um ponta que possa definir próximo ao gol adversário, pode indicar que o treinador não o considera como opção efetiva neste momento. Além do mais, Raphinha e Antony tiveram mais impacto do que Vinícius Júnior nas oportunidades que receberam.

Mais Vistas