Blogs

De mão cheia! Abel Ferreira coloca São Paulo em prateleira de clubes como Delfín e Universitario após goleada

Vitória marcando cinco gols é a oitava na Era Abel Ferreira em 244 partidas disputadaS

Abel Ferreira durante jogo contra o São Paulo, no Allianz Parque
Abel Ferreira durante jogo contra o São Paulo, no Allianz Parque (Ricardo Moreira/Zimel Press/Gazeta Press)

Por Rodrigo Fragoso

Na noite da última quarta-feira (25), o Palmeiras venceu o São Paulo pelo placar de 5 a 0 no Allianz Parque e igualou sua maior goleada diante do Tricolor na história. Com o resultado, Abel Ferreira pôde ver os torcedores enchendo a mão para brincar com o placar pela oitava vez desde a sua estreia.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DO PALMEIRAS DA TNT NO WHATSAPP!

O primeiro 5 a 0 de Abel Ferreira aconteceu na campanha do título da Copa Libertadores da América de 2020, contra o Delfín, do Equador. Naquela ocasião, Patrick de Paula abriu o placar e a equipe foi para o intervalo com a vantagem mínima. Na volta para o gramado, Willian, Danilo e Gabriel Verón, que marcou duas vezes, fecharam a goleada no Allianz Parque.

Na Copa Libertadores seguinte, em 2021, o placar foi repetido, mas a vítima da vez foi outra equipe equatoriana: o Independiente del Valle. Rony e Luiz Adriano abriram caminho no primeiro tempo, para Patrick, Danilo Barbosa e Rony novamente completarem o placar após o intervalo no Allianz Parque diante do Matagigantes.

Ainda em 2021, Abel Ferreira e seus comandados enfrentaram o Universitario, do Peru, no Allianz Parque e não se contentaram com uma mão cheia. Matías Viña e Zé Rafael marcaram os dois primeiros gols do jogo ainda na primeira etapa para, no segundo tempo, Gómez, Willian e Rony, que marcou duas vezes, fecharem o placar em 6 a 0 pela Copa Libertadores da América.

Em 2022, depois de encher a mão contra equipes de Equador e Peru, o Verdão fez do Independiente Petrolero sua vítima tanto na Bolívia quanto em São Paulo, também pela Libertadores. Curiosamente, o Palmeiras sai perdendo no Allianz Parque, mas termina o primeiro tempo vencendo por 2 a 1 com gols de Zé Rafael e Navarro. Na segunda etapa, Navarro marca outros três gols, enquanto Veiga balança a rede duas vezes e Rony deixa sua marca no 8 a 1. Na Bolívia, Veiga marca dois antes do intervalo e outro no segundo tempo, com Murilo e Navarro fechando o 5 a 0.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DA TNT SPORTS NO WHATSAPP!

Mas não só os bolivianos foram vítimas em 2022. O Cerro Porteño também viu Abel Ferreira encher a mão. Mais uma vez tendo o Allianz Parque como palco, Abel Ferreira e seus comandados contaram com gol contra de Braian Samudio para deixar o primeiro tempo em vantagem. Na segunda etapa, Rony marcou duas vezes, enquanto Breno Lopes e Gómez também balançaram as redes pra fechar a goleada por 5 a 0.

Em 2023, o Palmeiras inaugurou as vitórias de mão cheia diante de brasileiros. O Goiás foi a primeira vítima com o ineditismo da goleada ocorrer fora do Allianz Parque. Artur abriu caminho na Serrinha ainda na primeira etapa para, depois do intervalo, Veiga, Endrick e Dudu marcarem, além de Sidimar fazer um gol contra nesse 5 a 0 conquistado em Goiânia.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

Por fim, voltando ao Allianz Parque, Abel Ferreira fez do São Paulo mais uma vítima dessa estatística. Aliás, entre todos os clubes derrotados por cinco ou mais gols de diferença na Era Abel, o Tricolor de Dorival Júnior foi o que mais sofreu ainda no primeiro tempo: Breno Lopes duas vezes e Piquerez colocaram 3 a 0 no placar antes do intervalo. Marcos Rocha ainda deixaria sua marca, assim como o lateral uruguaio faria um golaço pra fechar o placar de 5 a 0 no Choque-Rei.

Mais Vistas