Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

É preciso ser menos saudosista: Gabigol é o maior ídolo do Flamengo no século 21

A definição de ‘ídolo’ vai muito além do número de títulos, mas o camisa 9 é a cara dessa histórica geração vencedora

Gabigol foi o autor dos dois gols do Flamengo na final da Libertadores de 2019 I Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Gabigol foi o autor dos dois gols do Flamengo na final da Libertadores de 2019 I Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Por Victor Duarte

Adriano Imperador tem uma história incrível no Flamengo. Petkovic foi protagonista de algumas das conquistas mais marcantes do clube. Renato Abreu foi, por muito tempo, o maior artilheiro do Rubro-Negro desde 2001. Mas é preciso admitir: Gabigol é o maior ídolo do Flamengo no século 21.

Essa frase pode soar estranha no ouvido de alguns, mas é uma afirmação que deveria ser unanimidade entre os rubro-negros. Saudosismo dos que não concordam? Talvez! Provavelmente a ficha da conquista, principalmente, da Libertadores de 2019 ainda não tenha caído para esses. O que por décadas foi um sonho distante, virou realidade por causa dos dois gols do atacante. É realmente difícil entender a mística dessa competição, e assimilar o momento histórico que o rubro-negro vive e o que representa Gabriel Barbosa para essa geração.

Gabigol comemora ao lado da taça da Libertadores I Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Gabigol comemora ao lado da taça da Libertadores I Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Quando falamos em “ídolo” não nos referimos apenas à quantidade de títulos conquistados. Se fosse assim, um jogador reserva nas conquistas de 2019 e 2020 seria “mais ídolo” do que Adriano? Não é bem por aí! Ao definir “ídolo” é preciso aliar quantidade de títulos, importância do atleta nessas conquistas e o que a imagem desse jogador representa para os torcedores.

Gabigol foi artilheiro e protagonista – ao lado de outros craques, para não ser injusto – das maiores conquistas do clube desde 1981. Adriano e Pet têm as suas marcas na história rubro-negra no século, é óbvio, mas é preciso deixar o saudosismo de lado. No futuro, talvez quando a ficha do torcedor do Flamengo cair sobre o momento mágico e histórico que ele vive, a idolatria de Gabriel Barbosa vire unanimidade. Assim como Zico é a imagem da geração vencedora da década de 80, o atual camisa 9 representa o Flamengo na história recente.

Confira abaixo os títulos conquistados:

GABIGOL

  • Libertadores (2019)
  • Brasileirão (2019 e 2020)
  • Carioca (2019 e 2020)
  • Recopa Sul-Americana (2020)
  • Supercopa do Brasil (2020 e 2021)

ADRIANO e PETKOVIC

  • Brasileirão (2009)
  • Copa dos Campeões (2001)
  • Carioca (2000 e 2001)

Mais Vistas