Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Eu não sei dizer tchau para você, Formiga

Carta aberta para a nossa camisa oito da seleção brasileira

Formiga em seu último treino
Formiga em seu último treino (Foto: CBF)

Por Tayna Fiori

Infelizmente, em 2021, o futebol da seleção brasileira irá precisar se despedir de uma das suas maiores lendas. Uma mulher que dedicou 26 anos de sua vida para representar a amarelinha com o maior amor e o maior carinho do mundo. Formiga anunciou sua aposentadoria dos gramados pela Seleção e irá dar o seu último sorriso com a camisa do Brasil nessa quinta-feira, contra a Índia, em Manaus.

Fazendo parte da história de muitos, Formiga é a mulher que nunca achamos que ia parar. Afinal, 43 anos e lá estava ela no seu sétimo Jogos Olímpicos. A mulher é incansável e lotada de recordes. Por falar neles, ela disputou sete Copas do Mundo, só não estava na primeira porque era muito nova ainda.

Se tornou a mulher mais velha a entrar em campo em um jogo oficial nesses Jogos Olímpicos, conquistou três ouros e uma prata em Pan-Americanos, uma prata e um bronze em Copas do Mundo e duas pratas em Olimpíadas. A mulher é um marco.

É aquela pessoa que, como você mesma me disse em uma coletiva, muitos acham anormal por estar há tanto tempo tão bem e não só dentro dos campos.

Para nós que crescemos te vendo e te amando, você significa muito, Formiga. Tem alguns momentos que pensamos que você não sabe o quanto somou para todas as nossas vidas. O quanto ensinou atletas, jornalistas, fotógrafos e todas as pessoas.

Errado é quem não entende seu tamanho e não respeita todo o seu desempenho. Te ver na Seleção sempre foi um privilégio e, ainda ressaltando sua resposta, precisamos que você continue nele para cada vez ficar melhor. Aprendemos e precisamos continuar aprendendo com Miraildes Maciel Mota.

A despedida de uma lenda dói, machuca e faz com que os olhos fiquem repletos de lágrimas. Para quem cresceu vendo você, quem esteve com você, parece que faz parte da nossa família e que perdemos um pedaço.

Você merece o maior e o melhor. Você merece estar junto com Marta, com Cristiane e com quem você quiser, você merece o que quiser. Formiga, recebemos tanto de ti que queremos te mostrar um pouquinho do que sentimos ao te ter em campo.

Você merecia um Pacaembu lotado, ingressos acessíveis, merecia poder abraçar, poder beijar e poder todo mundo estar sem máscara festejando com você. Infelizmente, nem tudo é como queremos ou idealizamos. Temos que agradecer por você está sendo homenageada e sabemos que, quem vai conseguir ir, estará lá por ti.

Esse texto é um formato de obrigada, por tudo que você fez e vai continuar fazendo. O sentimento de dever cumprido tem que se ampliar mais e mais. Você é uma LENDA e foi um privilégio te ver jogar, entrevistar e sempre receber suas fotos sorrindo.

Nenhum número ou título é tão grande quanto o que você distribuiu por aqui, tanto quanto as suas lições. Obrigada, Miraildes Maciel Mota! Obrigada, Formiga!

Mais Vistas