Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Fifa se dá por vencida e posterga a sua “Fifa Champions League”

Entidade que comanda o futebol mundial entende que não há como realizar o novo Mundial de Clubes, uma versão em que pega carona no sucesso da principal competição da Uefa, e fará dois mundiais em 2021

Por Vitor Sérgio Rodrigues

Em um cenário em que a pandemia do Coronavírus bagunçou completamente o calendário do futebol mundial em 2020, com reflexos confirmados até o ano que vem, a Fifa mostrou se conformou que não havia como fazer o seu novo Mundial de Clubes, com 24 clubes, em 2021. Assim, a entidade comunicou que haverá um Mundial de Clubes no formato atual em dezembro do ano que vem, no Japão.

A Fifa anunciou o novo Mundial de Clubes, que contará com 24 clubes, sendo oito europeus, em 2019. O torneio milionário foi confirmado para ser disputado no meio do ano que vem, na China. Pelo formato, com oito grupos de três times, com um europeu por grupo, a competição passou a ser chamada informalmente de “Fifa Champions League”, com a projeção de um mata-mata nos moldes da Liga dos Campeões. Mas a pandemia acabou com os planos da Fifa, já que o meio de 2021 será utilizado para as disputas da Euro e da Copa América originalmente marcadas para este ano.

Como em 2022 é ano de Copa do Mundo, no Qatar, ainda mais em um período diferente, novembro e dezembro, a Fifa sem ter data para encaixar sua “novidade”. A entidade disse que a primeira edição acontecerá, será na China, mas disse que não há prazo definido. Há chance de ser apenas em 2023. Aceitar isso não é mais do que a obrigação da Fifa, mas é algo digno de registro, considerando que poucas entidades que fazem futebol aceitaram mudar o “normal” diante da pandemia que vivemos. Confesso que estou surpreendido pela Fifa não forçar a barra com o novo Mundial de Clubes para não postergar a chance de ganhar mais dinheiro.

Diante desse cenário, a Fifa confirmou uma edição do Mundial de Clubes atual no Japão, em dezembro de 2021. Assim, o ano que vem terá dois mundiais de clubes: uma edição em fevereiro, no Qatar, relativa ao ano de 2020, e uma no fim do ano, em solo japonês, valendo por 2021. É oficial: um clube poderá ser bicampeão do mundo duas vezes no mesmo ano, num espaço de nove meses!

Mais Vistas