Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Fifa tem proposta pra amenizar maratona de jogos: mais substituições

Medida é ótima pra grandes elencos, mas significa pouco pra maioria das equipes

Maratona de jogos após paralisação do futebol faz Fifa pensar em mudança temporária na regra
Maratona de jogos após paralisação do futebol faz Fifa pensar em mudança temporária na regra - Getty Images

Por Taynah Espinoza

A FIFA vai pedir o aval da International Board pra uma mudança temporária na regra no período pós pandemia do novo Coronavírus. Segundo a agência Reuters, a entidade máxima do futebol pretende aumentar de três pra cinco o número de substituições de cada time durante uma partida. O objetivo é minimizar o desgaste da maratona de jogos que as equipes devem passar pra recolocar o calendário em dia depois dessa longa paralisação.

A ideia é ótima! O objetivo também. Mas a verdade é que nem todo mundo sai ganhando se essa mudança for aprovada. Os grandes elencos, em número, mas principalmente em qualidade, devem ter uma boa resposta com isso. Os treinadores têm mais peças, fica mais fácil usar as tais cinco substituições sem perder tanta qualidade assim no time.

A questão é que isso está longe de ser regra, principalmente aqui no Brasil. Elencos numerosos, sim, mas com bastante diferença entre titulares e reservas. Certamente, pra essas equipes, o melhor seriam jogos mais espaçados, com oportunidade de recuperar seus principais jogadores e tê-los a disposição pra disputar as competições.

Ou seja, se a ideia da FIFA for aprovada e o calendário ficar muito apertado, grandes e bons elencos serão mais importantes que 11 titulares indiscutíveis.

Mais Vistas