Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Há 27 anos, estreava o melhor 9 que eu vi jogar e o melhor jogador que Mourinho viu no campo

Ronaldo Fenômeno, curiosamente, iniciou a carreira profissional no estádio Ronaldão. Coincidência?

Ronaldo marcou 56 gols em 58 jogos com a camisa do Cruzeiro
Ronaldo marcou 56 gols em 58 jogos com a camisa do Cruzeiro - Cruzeiro

Por Taynah Espinoza

25 de maio de 1993. Foi nesse dia, exatos 27 anos atrás, que Ronaldo Fenômeno fez sua estreia como jogador profissional. Pelo Cruzeiro, o menino de 16 anos teve a chance de entrar em campo contra a Caldense. Como a Raposa dividia as atenções entre Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, o atacante teve sua primeira oportunidade. E olha a coincidência do nome do estádio: Ronaldão. Coincidência ou já era um sinal? Ronaldo foi gigante no futebol mundial!

Digo e sempre repito, Ronaldo foi o melhor 9 que eu vi jogar. Era uma mistura de explosão, de técnica, de bom posicionamento, de força e de capacidade de finalização absurda. Era uma ajeitada no corpo e um toque na bola. Ele não precisava mais do que isso. Os números comprovam.

Ronaldo é o 3º maior artilheiros de Copas do Mundo. Foto: Getty Images
Ronaldo é o 3º maior artilheiros de Copas do Mundo. Foto: Getty Images

O Fenômeno é o 3º maior artilheiro de Copas do Mundo com 15 gols, atrás apenas de Marta e Klose. No total, entre clubes e Seleção, o jogador marcou 414 gols em 616 jogos, uma média de 0,67 gol por jogo. Se compararmos com Messi e Cristiano Ronaldo, os dois melhores jogadores da última década, Ronaldo fica um pouco atrás nessa média. O argentino tem 0,81 gol por jogo e o português 0,72 gol por partida. Mas, aqui, é preciso considerar que Ronaldo teve lesões graves, ficou mais de 2 anos parado na recuperação dos dois problemas no joelho. Isso não afeta a média, que é calculada com base no número de vezes que os jogadores entram em campo, mas afeta e muito o ritmo do atleta.

Fiz essa comparação com Messi e CR7 porque José Mourinho também comparou. E foi além do que eu penso, em entrevista ao LiveScore. “Esse menino é o melhor jogador que eu já vi no campo (...). Não com uma carreira como Cristiano, Messi, 15 anos no top, top, top todo dia. Mas o talento natural dele era incrível. Jogador incrível”

Mourinho, como auxiliar de Bobby Robson, trabalhou com Ronaldo no Barcelona numa das grandes temporadas do Fenômeno. Em 1996/1997, ele marcou 47 gols em 49 jogos. “Acho que as lesões mataram uma carreira que poderia ser mais incrível, mas o talento que esse cara tinha aos 19 anos, era incrível”, afirmou o português.

Mesmo com graves lesões, Ronaldo tem uma Copa do Mundo e um vice de Copa e três prêmios de Melhor Jogador do Mundo. A Liga dos Campeões, ele nunca conquistou. Mas como dizem que azar o da Champions que Buffon nunca a conquistou, azar o da Orelhuda também que Ronaldo nunca a levantou. O melhor 9 que eu vi jogar não precisa ter vencido tudo pra ser lembrado como Fenômeno.

Mais Vistas