Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Leonardo Jardim pode ser um bom apóstolo de Jesus

Treinador está desempregado desde dezembro e tem ideias parecidas com as do português. De todos os nomes especulados, é o mais próximo daquilo que o Flamengo joga hoje

Por Bruno Formiga

Jorge Jesus deixa um buraco enorme nos corações rubro-negros. Resultados, títulos, bom futebol, dominância e carisma. O treinador entregou basicamente tudo ao Flamengo em um ano de trabalho. Uma passagem intensa e vitoriosa. Preencher esse vazio é uma missão complexa. E natural que apareçam nomes dos mais variados. Alguns devaneios e outros bem possívels. De todos os citados, o que me parece mais viável é mesmo Leonardo Jardim.

Nascido na Venezuela, mas criado em Portugal (é filho de portugueses), ele começou a carreira em 2003. Tem rodagem e sempre foi visto como um prodígio no meio. O primeiro trabalho mais relevante foi no Braga, em Portugal. Depois teve boas, mas curtas, passagens por Olympiacos e Sporting.

Sua melhor versão veio mesmo no Monaco, com resultado, grandes campanhas e futebol de qualidade. Um time bom de ver. Divertido e eficiente - assim como o Flamengo.

O Monaco competitivo de Jardim
O Monaco competitivo de Jardim


Apreciador do 4-4-2 com variações, Jardim também usa muito o 4-2-3-1. Das especulações, parece o mais próximo das ideias de Jesus. Usa dois volantes não alinhados, com o primeiro fazendo saída com os zagueiros e o segundo ajudando na armação e construção, chegando na área. Tem um jogo intenso e muito vertical.

Adora valorizar a posse para esperar um espaço na defesa adversária. É um grande entusiasta de jogadas ensaiadas em escanteio e faltas. Assim como JJ, faz marcação pressão logo após perder a posse, mas usa muito também marcação individual (o que é uma diferença importante em relação ao Flamengo atual).

Financeiramente também não parece estar tão distante do que hoje o Flamengo consegue pagar. Resta saber se o poder de adaptação dele é tão grande quanto o de Jesus. E, principalmente, a influência no elenco.

A troca não será simples. Mas é possível.

Mais Vistas