Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Melhor do que a encomenda: Corinthians 2 x 2 Palmeiras

Não era para ter Dérbi. Mas foi bem melhor do que a esperado na Neo Química Arena.

Palmeiras celebra primeiro gol na Neo Química Arena em ótimo Dérbi
Palmeiras celebra primeiro gol na Neo Química Arena em ótimo Dérbi

Por Mauro Beting

FPF ser insensível na defesa dos clubes filiados é tão clássico como o Dérbi que não precisava ser jogado hoje em Itaquera.

Não é só demérito da atual gestão. O maior prejudicado historicamente não é só o representante paulista na final da Copa do Brasil de 2020.

É todo o futebol. O bom senso. A isonomia. O respeito.

E, no caso em questão, o surto de COVID-19 que infectou oito atletas e 11 funcionários do futebol do Corinthians já seria suficiente para ao menos discutir e adiar a partida - como já desejava por óbvio e com razão o Palmeiras desgastado e, agora, também, por justo motivo maior do que o futebol, o desfalcado Corinthians.

Insisto. Não é só questão esportiva. É sobretudo humana. Humanitária. Questão sanitária para não afetar mais gente dos dois clubes. E também do finalista da Copa do Brasil no próximo domingo.

Porque bom senso eu desisto de torcer no futebol brasileiro. E na administração nacional. Estadual. Municipal.

O Brasil está doente. Há muito tempo. E é contagioso. Não veio nada da China. Veio daqui. E contamina mesmo.

Isto posto, o primeiro tempo na Neo Química Arena foi melhor que a encomenda para um Corinthians que não fazia gol desde o Maracanã contra o Flamengo. E que não tinha Cássio, Fagner, Fábio Santos, Gabriel, Ramiro e Leo Natel entre os possíveis titulares de Mancini. Do lado palmeirense, Abel fez o correto pela insistência da FPF em não marcar outro jogo: poupou Weverton, Marcos Rocha, Gómez, Viña, Felipe Melo, Zé Rafael, Rony, Raphael Veiga, Luiz Adriano, Wesley, Gabriel Veron. Dos titulares, apenas Luan (suspenso para a finalíssima em campo. Além dos que têm potencial (ou mereciam ser) como Danilo e Gabriel Menino na lateral que eu pouparia também.

Mesmo com um titular apenas, o Palmeiras começou melanthor e com 4 minutos já fez 1 a 0, com Lucas Lima em belo lance de Danilo, o único volante no 4-1-4-1. O Corinthians chegou com mais perigo com Varanda, mas o segundo gol foi do visitante, aos 25, com Gabriel Silva marcando seu primeiro como profissional, em bela parceria de Scarpa com Willian. A chuva que já era forte deixaria o gramado (de excelente drenagem) quase impraticável quando Vital diminuiu, aos 35, depois de Cazares levantar uma bola que Luan não desviou, Menino escorregou o meia alvinegro conferiu.

A chuva deu uma amenizada no reinício do jogo. O Corinthians, não. E na primeira chegada empatou com Rodrigo Varanda, aos 4, em ótima arrancada de Vital se aproveitando da desanteNção de Menino. O time de Mancini se deu por satisfeito, recuou demais, e o Palmeiras voltou ao jogo muito mais animado do que o esperado. Mas sem a mesma eficiência dos primeiros 25 minutos em Itaquera. Até pelas mudanças mais do que necessárias feitas por Abel, e pelo recuo excessivo corintiano.

No final das contas que não fecham, um ótimo clássico. Melhor do que a organização.

Mais Vistas