Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Não cospe!!

Presidente do comitê médico da FIFA quer punição para quem cuspir.

CR7 cuspindo
CR7 cuspindo (O tempo)

Por Péricles Bassols


Na mesma semana em que o comitê técnico da FIFA acenou para uma possível alteração no número de substituições - de 3 para 5 - durante o tempo normal de jogo, o presidente do comitê médico da FIFA, Michael D'Hooghe, apresentou a possibilidade de haver uma punição para jogadores que cuspirem no gramado.

"Jogadores têm como costume esse hábito pouco higiênico. É uma boa maneira de espalhar o vírus." Disse ele. "Talvez um cartão amarelo", completou o chefe do departamento médico da entidade máxima do futebol.

A mudança no número de substituições faz sentido para mim. Afinal, poupar fisicamente os jogadores na longa e difícil jornada que será imposta pelo calendário pós Covid 19, se mostra fundamental para terminar esta temporada sem prejudicar times e atletas com lesões.

Já o ato de cuspir, apesar de anti higiênico e realmente insalubre, é quase involuntário para quem treina e pratica esportes. É como espirrar ou piscar.
Talvez o doutor da FIFA nunca tenha treinado ou realizado alguma atividade física de alta intensidade, mas o fato é que a produção de saliva aumenta consideravelmente quando praticamos exercícios físicos intensos e que exigem uma respiração mais forte. Resumindo de forma bem simplificada: como as narinas não têm espaço suficiente para a entrada e saída de ar que o corpo demanda, respiramos mais pela boca, que fica seca e, por isso, começa a produzir mais saliva. Ou seja, cuspir nesses momentos é quase um reflexo fisiológico; uma necessidade.
Uma possível solução seria deixar os jogadores jogarem com uma garrafa na cintura para hidratação, o que minimizaria, mas não eliminaria o hábito de tantos anos de treino e prática.
Agora, pensando na gestão do jogo, vamos lá: imagine um jogador expulso por segundo cartão amarelo, sendo que o primeiro foi por cuspir no gramado... Ahhh Doutor!!! Faça-me o favor!!!

É possível que quando do retorno das atividades, a imunidade coletiva já esteja estabelecida e as curvas de contaminação mundo afora mais baixas. Com os sistemas de saúde conseguindo absorver todos com mais calma, teremos mais tranquilidade e menos necessidade de ações mirabolantes como esta.
Não cuspa para o alto Doutor

Mais Vistas