Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Números de Thomas Tuchel à frente do Chelsea colocam treinador entre os melhores da Europa

Comandante alemão tem bom aproveitamento desde que assumiu os Blues e tem números defensivos muito acima da média

Tuchel: o professor que assumiu o Chelsea no meio da temporada e levou o clube à decisão da Champions
Tuchel: o professor que assumiu o Chelsea no meio da temporada e levou o clube à decisão da Champions - adam davy (Getty Images)

Por Gabriel Menezes

O trabalho de Thomas Tuchel à frente do Chelsea tem credenciado o treinador alemão à disputa como um dos melhores técnicos da temporada 2020/21. Apesar de ter sido demitido do PSG no fim do ano passado, o comandante dos Blues atingiu ótimos números com o time londrino.

Ao todo, são 28 partidas, com 18 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas. Com Tuchel, o ataque do Chelsea não chamou muita atenção, registrando uma média de 1,2 gol por jogo. No entanto, a defesa está no topo da Europa, tendo sofrido apenas 0,5 gol por partida.

Quer assistir a todos os jogos da Champions League e à maior cobertura do Campeonato Italiano? Então, clique aqui e assine o Estádio TNT Sports!

Você vai ver o Chelsea enfrentando o Manchester City na decisão da Champions League ao vivo e exclusivo no Estádio TNT Sports, no Facebook da TNT Sports e na TNT no dia 29 de maio, às 13h30 (horário de Brasília)!

Tuchel afirma 'entender' pressão sofrida por Thiago Silva no PSG e torce por mais 'leveza' no Chelsea

Números de Tuchel no Chelsea o colocam próximo de grandes treinadores europeus

Para analisar os números do Chelsea sob o comando de Thomas Tuchel, resolvi compará-los aos números conquistados por outros sete dos treinadores mais conceituados da Europa na atualidade: Jürgen Klopp, Hansi Flick, Zinédine Zidane, Julian Nagelsmann, Antonio Conte, Diego Simeone e Pep Guardiola, seu rival na decisão da Champions.

Para a comparação ficar mais justa, reduzi a amostragem dos jogos dos outros treinadores à temporada 2020/21 - como todos têm trabalhos longos, teriam muito mais jogos que Tuchel e isso pode mexer demais nos números. Dessa forma, segue a comparação na tabela abaixo, ordenados pelo aproveitamento.

Treinador (clube) Aproveitamento Média de gols marcados Média de gols sofridos
Pep Guardiola (Man. City) 81,3% 2,4 gols por jogo 0,8 gol por jogo
Hansi Flick (Bayern) 78% 2,8 gols por jogo 1,2 gol por jogo
Antonio Conte (Inter) 71,6% 2 gols por jogo 1 gol por jogo
Thomas Tuchel (Chelsea) 71,4% 1,2 gol por jogo 0,5 gol por jogo
Diego Simeone (Atleti) 67,3% 1,6 gol por jogo 0,7 gol por jogo
Zinédine Zidane (Real Madrid) 66,6% 1,8 gol por jogo 0,8 gol por jogo
Julian Nagelsmann (RB Leipzig) 65,2% 1,8 gol por jogo 1 gol por jogo
Jürgen Klopp (Liverpool) 58,1% 2,1 gols por jogo 1,1 gol por jogo

Dessa forma, percebe-se que a "chave" para o bom aproveitamento do Chelsea é justamente seu sistema defensivo, que melhorou muito após a chegada de Thomas Tuchel. Com Lampard, o time sofreu 1,1 gol por partida na primeira metade da temporada.

O único treinador da lista que tem um aproveitamento geral (desde o início do trabalho no clube) muito diferente do apresentado na temporada 2020/21 é Jürgen Klopp no Liverpool. Ainda assim, o alemão dos Reds estaria atrás de Tuchel: seriam 67,4% de aproveitamento. Hansi Flick, caso consideremos todo seu trabalho à frente do Bayern, teria um aproveitamento de (absurdos) 84,3%. Nos outros casos, a variação não ultrapassa três pontos percentuais.

Ainda falta muito para que tenhamos as premiações individuais do ano de 2021, mas Thomas Tuchel vai abocanhando boas credenciais para brigar pelo posto de melhor técnico do mundo caso seja campeão da Champions League. A ver o que acontece no dia 29 e no restante do ano.

Confira os melhores momentos de Chelsea 2x0 Real Madrid

Mais Vistas