Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

O robô que igualou Pelé

Cristiano Ronaldo chegou a 762 gols em jogos oficiais na carreira nesta terça (2)
Cristiano Ronaldo chegou a 762 gols em jogos oficiais na carreira nesta terça (2) - MARCO LUZZANI (Getty Images)

Por Mauro Beting

Pelé nasceu Pelé no planeta Dele.

Cristiano Ronaldo não nasceu CR7. Nem Messi. Nem Cruyff. Nem Di Stéfano. Eusébio. Coluna. Figo.

Cristiano não era genial quando começou. E eu não imaginava, quando chegou em 2009, ao Madrid que superaria o craque que já era no Manchester.

Cristiano não nasceu o maior atleta do século como Pelé foi eleito em 1981. Mas ele se tornou o maior atleta que já jogou futebol no mundo. Tão espetacular que ele se igualou e até superou Messi em alguns números e também outros mestres e craques.

Agora, Cristiano consegue igualar Pelé no número de gols oficiais.

Você assiste a TODOS OS JOGOS da Champions League ao vivo no Estádio TNT Sports

Claro que Pelé é outra história, de outra galáxia. E, à época, jogava mais amistosos e menos torneios. E isso jamais, em tempo algum, fará com que Pelé jogue menos do que qualquer outro mortal ou terráqueo.

Mas o que acaba de fazer Cristiano é estratosférico. Até porque, insisto, ele não nasceu com todo esse talento pra fazer gol e jogar futebol. Ele se construiu como Cristiano. Ele fez com que eu, messiânico confesso, tenha me convertido ao Cristianismo Ronaldo.

Sou sincrético. Ele é sintético.

 

Não tem como se igualar a Pelé. Não tem como tentar imitar Messi. Mas em todo campo de atuação humana, e não só do futebol, tem como sim se inspirar e se espelhar em Cristiano. Para treinar como ele. Para se preparar como ele. Para mentalizar como ele. Para tentar chegar aos seus objetivos como ele.

Mas para superar Cristiano, que acabou de igualar Pelé em golos oficiais, só nascendo Cristiano. Ou melhor: só se formando depois do berço como esse Cristiano que merece todo o abraço do mundo. Pena que justamente no mundo em que não podemos abraçar ninguém, quem mais merece um abraço de todo mundo é esse cara que igualou Pelé.

Em números, claro. Que no futebol são discutíveis. Sempre. Contra fatos existem argumentos no futebol. Mas contra Cristiano, as argumentos quase sempre são superados por esse robô de carne e gols.

Cristiano Ronaldo, novamente de pênalti, faz o terceiro da Juventus

Mais Vistas