Blogs

Os 30 anos da cera que mudou o futebol para sempre

A mudança da regra de recuar a bola para o goleiro foi acelerada por causa do 'antijogo' da Dinamarca na final da Eurocopa de 1992

Schmeichel foi protagonista dessa importantíssima alteração de regra no futebol

Schmeichel foi protagonista dessa importantíssima alteração de regra no futebol

 

A Dinamarca espantou o mundo há 30 anos quando se sagrou campeão da Eurocopa-1992, batendo a favorita Alemanha por 2 a 0 na grande final.

Mas esse jogo é histórico também por outro motivo: os acontecimentos dessa partida aceleraram a mudança de regra mais importante da história do futebol na minha opinião, a proibição de o goleiro agarrar as bolas recuadas pelos seus companheiros.

O "antijogo" praticado pelo brilhante goleiro Peter Schmeichel e a defesa dinamarquesa (algo que era totalmente legal segundo a regra do jogo à época!) foi tão exagerado que gerou uma repercussão gigantesca. Todos reclamaram como a Dinamarca não quis jogar após fazer 1 a 0 aos 18 minutos.

Um ano depois, a Fifa e a International Board mudaram a regra e alteraram totalmente a dinâmica do futebol: o goleiro tinha que jogar com os pés sempre que a bola é recuada com os pés por um jogador de seu time.

Logicamente, não era só a Dinamarca que fazia isso! Se você achar jogos completos do seu time até o início dos Anos 90, vai ver um festival de bola recuada para matar o tempo! Muitas vezes, o goleiro ainda se jogava no chão após agarrar. Os jogos eram um porre. Impossível assistir. Essa mudança de regra melhorou demais o futebol!

Comentários