Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

PSG está confiante, mas glorioso seria ver Messi na Premier League

O futuro de Messi é o assunto desta sexta-feira, após mais um furo de reportagem de Marcelo Bechler: PSG já tem tudo pronto para fisgar o argentino

PSG já tem tudo pronto e planejado para tentar a contratação do argentino
PSG já tem tudo pronto e planejado para tentar a contratação do argentino - David Ramos (2021 Getty Images, Getty Images Europe)

Por Vitor Sérgio Rodrigues

“Será a última vez que ele virá a esse estádio como adversário.”. A frase veio a público em mais um furo de reportagem do correspondente da TNT Sports em Barcelona, Marcelo Bechler, que na manhã desta sexta-feira noticiou que o PSG está muito confiante em contar com Lionel Messi em Paris na próxima temporada. Essa quase profecia foi dita por um jogador do PSG no vestiário do Parque dos Príncipes após o empate em 1 a 1 com o Barça, que classificou o clube francês para as quartas-de-final da Champions League.

As informações do Bechler são claras: o PSG já tem um projeto esportivo pronto (e melhor que o do Barcelona) para apresentar a Messi, que fica sem contrato em pouco mais de três meses. E também entende que, neste momento, tem mais condição financeira do que o clube catalão para pagar um salário compatível com que Messi merece. Esses dois fatores, mesmo sabendo que o craque argentino conversará sobre renovação com o novo presidente do Barça, Joan Laporta, dão a confiança em contar com Messi no meio do ano.

Tudo faz muito sentido para o PSG, ainda mais considerando o bolso infinito do sheik que é dono do clube (ainda mais diante das últimas desmoralições sofridas pelo combalido Fair Play Financeiro da Uefa...). Mas eu acho que não faz tanto sentido esportivo para Messi. Não vejo o PSG como o melhor destino para o argentino.

Embora o PSG esteja se enrolando na atual edição do Campeonato Francês, os últimos anos mostram que o nível de desafio da competição é pequeno para o clube. Isso inclusive traz uma pressão grande para os jogos da Champions League, pois é nítida a sensação de que o clube de Paris tem poucos jogos “à vera" na temporada (os da Champions somados a um ou outra partida mais pegada do Francês). Se Messi foi pouco desafiado em alguns jogos contra times da parte de baixo da tabela do Espanhol, isso seria amplificado na França.

Há outros dois pontos a serem considerados na minha visão: a relevância internacional do Campeonato Francês (apenas um jogador atuando na França ganhou a Bola de Ouro em toda a história), além do nível de choque, de violência em muitos momentos, praticado no futebol francês (ainda que Messi não seria tão visado como e Neymar por lá...).

Pelas palavras do Marcelo Bechler, dinheiro não será o diferencial para Messi decidir em que lugar jogará na próxima temporada. Messi quer um grande projeto esportivo, quer a chance de atuar em altíssimo nível nos anos que restam de sua gloriosa carreira. Juntando esses dois fatores, o melhor e2ncaixe para Messi, na minaj visão, é o Manchester City!

Em Manchester, Messi teria o desafio do maior campeonato nacional do mundo na atualidade. Em um time que tem o DNA a que ele está acostumado desde La Masia, com um técnico que mudou seu destino no comando, em um projeto mais sólido e estruturado.

Até pela questão da solidez do projeto, é nitido que o City não fará mudanças profundas para absorver Messi, algo que o PSG parece estar disposto. Isso inclui também a questão salarial. Nas poucas vezes em que dirigentes do City tocaram no tema Messi desde o último mês de agosto, esse sempre ficou evidenciado.
A confiança do PSG trazida pela reportagem de Marcelo Bechler não é do nada. Há fumaça aí. Pode ser que neste momento a palavra já tenha até sido dada. Mas sigo pensando que ver Messi na Premier League seria algo grandioso, independentemente do que ele e o City fizerem na Champions. Algo que não aconteceria no PSG.

Mais Vistas