Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Penúltima lista de Tite tem uma surpresa e batalha aberta na esquerda

Fase de Danilo, do Palmeiras, é reconhecida, com Arana e Alex Telles batalhando por um posto na Copa

Tite chamou 27 nomes na penúltima convocação
Tite chamou 27 nomes na penúltima convocação

Por Vitor Sérgio Rodrigues

A penúltima convocação de Tite para a Copa do Mundo de 2022 mostrou que a maior parte do grupo de 26 nomes está definida, mas ainda há espaço para testes e algumas batalhas abertas. O volante Danilo, destaque do Palmeiras nos títulos da Libertadores e do Campeonato Paulista, foi chamado pela primeira vez e três laterais-esquerdos estão no grupo que enfrentará Coréia do Sul, Japão e, provavelmente, uma seleção africana em junho.

Quando Tite participou do Último Lance, na TNT, no início de abril, ele indicou que Danilo ainda precisava de um amadurecimento, transparecendo para mim que ele não teria oportunidade neste ciclo. Mas o excelente desempenho do volante do Palmeiras, aliada à maturidade nas tomadas de decisão, além de uma possível lesão muscular de Fabinho, do Liverpool, gerou a convocação agora. Tenho dito desde o ano passado que Danilo está pronto para gerar impacto no primeiro nível e estar na seleção era algo natural.

Chamar três laterais-esquerdos deixa evidente que Tite tem uma disputa aberta por ali. Eu queria que a disputa envolvesse também Alex Sandro, mas a minha impressão é que, com a cabeça de Tite, o lateral da Juventus já está na Copa. Assim, teríamos Alex Telles e Arana batalhando por uma vaga. Os dois são bons atacando, com uma pequena diferença: o lateral do United é mais equilibrado, enquanto o do Galo é mais contundente próximo ao gol adversário.

Essa penúltima lista, com 27 nomes, me deu uma indicação de que já temos 21 nomes certos na Copa: Alison, Éderson, Weverton, Danilo, Daniel Alves, Alex Sandro, Marquinhos, Thiago Silva, Militão, Casemiro, Fabinho, Fred, Paquetá, Coutinho, Jesus, Matheus Cunha, Neymar, Raphinha, Richarlison, Antony e Vinícius Jr. As últimas cinco vagas seriam de Arana ou Alex Telles, Gabriel Magalhães, Bruno Guimarães, Rodrygo e Martinelli.


Como de costume, de 80 a 85% da lista é isso mesmo. Antony está machucado e não foi chamado. Um ou outro nomes vai ser questionado, de escolha pessoal, mas a maioria é isso aí mesmo.

Goleiros
Alisson
Éderson
Weverton

Laterais
Danilo
Daniel Alves
Alex Sandro
Alex Telles
Arana

Zagueiros
Marquinhos
Thiago Silva
Militão
Gabriel Magalhães

Meio-campistas
Bruno Guimarães
Casemiro
Danilo (Palmeiras)
Fabinho
Fred
Paquetá
Coutinho

Atacantes
Jesus
Martinelli
Matheus Cunha
Neymar
Raphinha
Richarlison
Rodrygo
Vini Jr.

Mais Vistas