Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Por que o boicote dos atletas da NBA incomoda você?

Jogadores se recusam a entrar em quadra em protesto e são criticados por isso. Mas a ideia é lutar CONTRA O RACISMO. Como algo assim pode ser ruim?

Por Bruno Formiga

Fatos são fatos. E nessa história do boicote dos jogadores da NBA só existe um: atletas decidiram não entrar em quadra após novo caso de violência policial contra preto nos Estados Unidos. Ponto. É isso!

E como um ato simbólico contra o racismo pode ser criticado? O que tem de ruim em uma mobilização em prol de conscientização coletiva de que existe algo muito errado na sociedade norte-americana?

De verdade. Não consigo entender.

Todos adoram falar que "somos iguais", "ninguém pode ser julgado pela cor" ou "o racismo é abominável". Mas curioso é que quando surgem AÇÕES PRÁTICAS de combate a algo que é real e histórico, muitos desse se sentem INCOMODADOS.

Como assim?

Por que se incomodar com um gesto contra UM CRIME?

Vale lembrar. Um dos incomodados foi o próprio presidente americano. Mas também vale lembrar: o pai de Donald Trump chegou a ser preso nos anos 1920 durante manifestação da Ku Klux Klan.

Tirem suas conclusões.

Não basta dizer que não é racista. Você precisa ser anti-racista.

Atletas reagindo com um boicote é um gesto político. Sim. Não fazer nada também é.

Somos seres políticos. E política não se faz só em palanque.

Jogadores em sua maioria pretos sabem bem o que sofreram Jacob Blake com sete tiros e George Floyd sem conseguir respirar.



Uma violêcia que se repete e se repete e se repete.

Eles resolveram dizer basta. E a única forma de fazer isso era não entrando em quadra. Era mostrando que uma das diversões preferidas daquele país não ia rolar porque havia algo maior para se pensar sobre.

Cada um luta com as armas que tem.

Se isso te deixa com raiva, o problema não está nos atletas. E nem na NBA. Está em você.

Mais Vistas