Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

QUALQUER TIME PODE JOGAR BEM

O trabalho coletivo é mais importante que o talento individual. E as ideias bem aplicadas não precisam de grife ou de grana

O Retrô foi eliminado, mas saiu com um ar de vencedor do duelo contra o Corinthians
O Retrô foi eliminado, mas saiu com um ar de vencedor do duelo contra o Corinthians

Por Bruno Formiga

O Retrô jogou melhor que o Corinthians. Muita coisa. Foi eliminado nos pênaltis, ok. Mas é apenas mais um a deixar claro: bom futebol tem muito mais a ver com ideias do que com grife.

O time pernambucano teve mais posse, criou mais, construiu melhor, finalizou mais e foi mais organizado o tempo inteiro. Desde a saída de bola até a área do Corinthians.

Boas ideias e boa execução não precisam de estrelas e de jogador caro. Dá para ter futebol consciente em qualquer patamar. Não comprem esse papinho vira-lata de que aqui não temos jogadores pra fazer um modelo de jogo melhor e estruturado.

Falta tempo, falta convicção, falta calendário pra treino. Falta um monte de coisa. Ok. Tudo isso é verdade e impacta na forma final do que é produzido em campo.

Mas não falta material humano.

Nem aqui e nem em lugar algum. Qualquer jogador profissional é capaz de fazer uma saída de bola apoiada, por exemplo. Simplesmente porque isso diz muito mais do comportamento coletivo do que talento individual.

E é ai que mora o nosso problema.

Mais Vistas