Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Real Madrid x Barcelona: e se a tendência da Bundesliga se repetir no Espanhol?

Barcelona e Real Madrid brigam pelo título do Campeonato Espanhol 2020

Por Tatiana Mantovani

Jogando com portões fechados, estamos vendo uma nova tendência no Campeonato Alemão. Agora, os visitantes parecem favoritos. Em 18 jogos desde o retorno da competição, foram 10 vitórias para os que jogaram fora de casa. Os mandantes só venceram 3 dos 18 jogos. O Campeonato Espanhol vai voltar na semana no dia 8 de junho. Neste momento, o Barcelona lidera a competição com 58 pontos, são dois pontos de vantagem sobre o Real Madrid, segundo. Mas e se a tendência do que estamos vendo no Campeonato Alemão se repetir em LaLiga, que time leva vantagem?

O investigador do Centro de Investigação, História e Estatística do Futebol Espanhol (CIHEFE), José del Olmo, falou à agência EFE que a vantagem de jogar em casa deve ser reduzida nos 110 jogos que faltam para terminar a competição. Sendo assim, alguns clubes poderiam ter vantagem sobre outros, pelo menos antes da bola rolar.

Messi e Sergio Ramos. Crédito: Marca
Messi e Sergio Ramos. Crédito: Marca

Real Madrid é melhor fora de casa

O Real Madrid é a equipe que mais pontuou jogando sem o apoio da sua torcida neste Espanhol, são 25 pontos em 14 jogos (7 vitórias e 4 empates). O time comandado por Zidane também é o que mais gols marcou fora de casa antes da parada, 22 tentos, e o que menos sofreu gols, 10. Jogando no Santiago Bernabéu, o Real somou 31 pontos em 13 jogos (9 vitórias e 4 empates).

No caso do Barcelona, os números jogando com sua torcida são bem melhores do que os resultados fora do Camp Nou. São 40 pontos em casa em 14 jogos (13 vitórias e 1 empates) e 18 fora de casa em 13 partidas (5 vitórias e 3 empates). Se em casa o Barça balançou 45 vezes as redes antes da parada, fora de casa foram apenas 18.

Barcelona terá mais jogos fora de casa

6 dos 11 jogos do Barcelona serão fora de casa. Contra Mallorca, Sevilla, Celta, Villarreal, Valladolid e Alavés. Todos eles, estão entre os 10 clubes que menos pontuaram jogando em casa nesta temporada do Espanhol, ou seja, que parecem não depender tanto do torcedor. Já o Real Madrid disputará 5 jogos fora de casa: Real Sociedad, Espanyol, Athletic, Granada e Leganés. Três deles estão entre os 8 clubes que mais somaram jogando com sua torcida nesta temporada.

Se a tendência da Bundesliga realmente se repetir em LaLiga, o Barcelona pode levar vantagem no número de jogos fora de casa. Porém, sem a torcida nos estádios, o Real Madrid pode ter a vantagem, já que o time pontua mais sem sua torcida e vai encarar equipes que são mais fortes com seus torcedores. O duelo será equilibrado até se a tendência da Bundesliga se repetir.

Mais Vistas