Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Salah finalista do The Best é um voto um ano adiantado...

Jogador do Liverpool está ao lado de Messi e Lewandowski no Top 3 do Melhor do Mundo da Fifa, mas não jogou para isso na temporada 2020/21

Salah foi a grande surpresa dos finalistas anunciados pela Fifa nesta sexta
Salah foi a grande surpresa dos finalistas anunciados pela Fifa nesta sexta

Por Vitor Sérgio Rodrigues

Lionel Messi e Robert Lewandowski como finalistas do Fifa The Best não foi nenhuma novidade. Os dois foram os protagonistas da disputa da Bola de Ouro 2021, vencida pelo argentino no fim do ano passado. O que chamou muito atenção na divulgação do Top 3 do prêmio, nesta sexta-feira, foi o nome do egípcio Mohamed Salah ao lado de Messi e Lewa. É uma votação antecipada em um ano. É como se fosse um voto vindo do futuro...

O Fifa The Best que será entregue no próximo dia 17 de janeiro tem como período de avaliação 10 de agosto de 2020 até 8 de julho de 2021, portanto, a última temporada europeia. E no período avaliado, Salah não jogou para ser um dos três finalistas. Não que a temporada dele tenha sido ruim, não foi. Salah jogou muito bem, com ótimos números (45 jogos, 26 gols e 6 assistências). Foi importante para o Liverpool conquistar uma vaga na Champions na reta final do Campeonato Inglês. Mas não ganhou nenhum título, nenhum prêmio individual e não fez a diferença na Champions.

Considerando os critérios para alguém receber voto no Fifa The Best, outros jogadores mereceram bem mais ser finalistas. O meu terceiro colocado seria Karim Benzema. Mas Jorginho, campeão da Champions e da Euro sendo importante para as duas equipes, também mereceu mais que o Salah. Haaland, artilheiro da Champions, também.

O que aconteceu para Salah estar entre os finalistas foi o impacto da excepcional temporada 21/22 que o atacante do Liverpool vem fazendo. De agosto a dezembro de 2021, Salah entrou em campo 26 vezes pelo Liverpool e marcou 23 gols e deu seis assistências. É o melhor jogador da Premier League no período, além de um dos melhores da Champions. Essa forma apresentada no momento em que os votos para o The Best foram dados (de 22 de novembro a 10 de dezembro de 2021) acabou influenciando nessa votação.

O que Salah está jogando na temporada é para brigar para ganhar o Fifa The Best. Mas o de 2022, não o de 2021.

Mais Vistas