Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Treino em quarentena

CBF mantém árbitros ativos através  de vídeos. 

Treino dos árbitros para competições internacionais.
Treino dos árbitros para competições internacionais. (FIFA)

Por Péricles Bassols

Para quem me acompanha neste quase um ano a frente dos comentários de arbitragem na TNT/Esporte Interativo, sabe o quanto sou obcecado por treinamento e quanto cobro isto da CBF, no sentido de oferecer aos seus árbitros quantidade, qualidade e continuidade no treinamento a fim de minimizar os erros.
Como Gaciba já havia me antecipado na "live" que fizemos, a comissão de arbitragem da CBF desenvolveu uma série de treinos à distância, assim como acompanhamentos psicológico e físico. Eles visam manter o árbitro minimamente ativo para o dia em que tudo isso acabar.
O retorno será brusco e, quanto mais ficarem parados, mais atrofiam suas habilidades específicas. Por isso, julgo de grande valia qualquer tentativa de mantê-los "em aquecimento".
Os trabalhos consistem em vídeos como o que segue abaixo. Os árbitros têm que enviar suas respostas e a comissão de arbitragem, em seguida, dá o gabarito.

Vídeo para treino dos árbitros.

Fonte: CBF

Gabarito CBF:

VIDEO 01 – TLD / CA / PROMISSOR
DESCRIÇÃO - Em rápido contra-ataque atacante é seguro pelo adversário na intermediária de seu ataque.
CONSIDERAÇÕES - O atacante tem claro domínio da bola, direção da meta, distância do gol, mas, claramente a velocidade da jogada permite que um defensor no centro do campo regresse para cobertura, inclusive estando mais próximo de sua meta no momento que esta é cometida. Pelos fatos citados o DOGSO é descaracterizado pela configuração tática da defesa caindo para promissor. Decisão disciplinar correta, cartão amarelo por impedir um ataque promissor.
VAR - Importante ressaltar que, em jogos com VAR, este deveria checar tanto o possível pênalti na origem da jogada como o possível DOGSO no final dela. Em ambos os casos o resultado da checagem confirmaria a decisão do campo.

Segundo o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, os treinos têm ajudado os árbitros:
"Precisamos trabalhar conceitos! Acreditamos que na arbitragem, para a busca da excelência, o árbitro moderno deve, além de ter conhecimento da regra, dominar os conceitos para a tomada de decisão e entender o espírito da lei. Somente com muita prática e estudo conseguiremos evoluir."
Já Marcelo De lima, um dos melhores árbitros do Brasil na última temporada, afirma:
"Vendo e revendo os vídeos com as respostas que a instrução nos passa, vamos treinando o mental para todas as situações que possam surgir na partida, esses vídeos estão trabalhando os Pilares Técnico e Mental."

Não tem jeito...Para qualquer atividade na vida, o treino leva à melhora da função exercida. A repetição de gestos e raciocínios dentro da prática escolhida para sua vida, seja trabalho ou "hoby", irá, ao longo do tempo, transformar os objetos usados para o exercício da atividade em extensões do seu corpo.
Exemplo prático para que você me entenda: O carro que vc dirige. Lembra do primeiro dia, na auto escola? Agora pense em vc hoje... em como suas pernas, braços, olhos, raciocínio e antecipações reagem automaticamente.
Pois é, a idéia é treinar, treinar e treinar, para que apitos , bandeiras e, agora, o equipamento do VAR, se tornem a pele do próprio árbitro.

Mais Vistas