Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Três anos depois, United no topo da Premier League

Dura vitória sobre o Burnley, fora de casa, colocou os Red Devils como líderes isolados do Campeonato Inglês pela primeira vez desde agosto de 2017

Gol de Pogba deu a vitória e a ponta do Inglês ao United
Gol de Pogba deu a vitória e a ponta do Inglês ao United

Por Vitor Sérgio Rodrigues

Uma espera de quase três anos e meio! Pela primeira vez desde agosto de 2017 o Manchester United, o maior campeão inglês, lidera a Premier League de forma isolada. O feito foi obtido na tarde desta terça-feira, após uma dura vitória de 1 a 0 sobre o Burnley, fora de casa. Um gol de Pogba, batendo de primeira, livre da meia-lua, foi suficiente para o triunfo que colocou os Red Devils no topo com 36 pontos, três a mais que o rival Liverpool.

A última vez que o United esteve sozinho no topo do Campeonato Inglês foi no dia 26 de agosto de 2017, no começo da temporada 2017/18, após uma vitória por 2 a 0 sobre o Leicester City, gols de Rashford e Fellaini. A equipe, então comandada por José Mourinho, venceu seu terceiro jogo seguido naquele torneio, assumindo a ponta com 9 pontos, deixando Liverpool, Huddersfield Town, Manchester City e West Bronwich Albion com 7. Na rodada seguinte, o United empatou, o City venceu e os dois terminaram com 10 pontos. O fim daquele torneio foi o fantástico time de 100 pontos do City, com o United ficando em segundo, com 81.

De lá para cá, o United viveu momentos muito turbulentos, com a demissão de Mourinho no começo do campeonato seguinte , vendo o City e o Liverpool brigar pelo título de 18/19 e com os Reds sendo soberanos na conquista em 19/20. O United, após a contratação de Bruno Fernandes em janeiro de 2020, voltou muito bem da paralisação da pandemia, prometia muito para o atual torneio, só que o começo foi bem decepcionante. Três derrotas (todas em casa) nas seis primeiras rodadas e a 15ª posição após a derrota em casa para o Arsenal, no sexto jogo.

A partir daí, o United mudou no Campeonato Inglês. Fred e McTominay cresceram demais e passaram a dominar o meio-campo. Bruno Fernandes voltou a ser o regente da equipe. Bailly entrou na zaga e, livre das lesões, subiu o nível da produção defensiva. Cavani entrou em forma e contribuiu muito na frente. Desde então são nove vitórias e dois empates, saindo da 15ª colocação para a liderança isolada. Alcançada com um bonito gol de Pogba, alguém que nesses três anos e meio deu mais dor de cabeça do que alegria.

Ainda faltam 21 rodadas para o fim do Campeonato Inglês, um torneio completamente imprevisível diante da necessidade de “sobrevivência” motivada pela pandemia de Coronavírus. Não há como garantir que o United, nem ninguém, será o campeão. Mas estar na ponta do torneio, após tanto tempo, dá uma moral gigante à equipe. Ainda mais na rodada anterior ao confronto contra o arquirrival Liverpool. O United entrará em Anfield no próximo domingo líder da Premier League. Quem diria há dois meses?

Mais Vistas