Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Uma cidade chamada Flamengo

Jornalista conta a curiosa história do distrito cearense batizado com nome de clube. "Aqui é Flamengo" é um documentário com imagens e personagens espetaculares. E mostra bem o tamanho do time mais popular do Brasil.

Por Bruno Formiga

O Flamengo já batizou lagoa, aterro, bairro (muitos) e praia. Mas sim. Existe também uma cidade inteira chamada pelo nome do clube mais popular do País! O distrito de Flamengo fica no interior do Ceará. Lá nascem os... flamenguenses.

Essa história virou filme. O documentário "Aqui é Flamengo" foi pensado e filmado ano passado pelo jornalista Rafael Luis Azevedo e coprodução da Sinfonia Filmes. Acabou comprado e lançado agora pela DAZN. O contrato de exclusividade é válido por dois meses.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Outros players se interesseram. E até mesmo o Flamengo sondou para exibir nas suas plataformas - algo que será discutido a partir de agosto.

O distrito isolado fica em Saboeiro, cidade do sertão do Ceará localizada a 440 km de Fortaleza. A localidade foi fundada ainda no final dos anos 1930. E cresceu devagar, casinha por casinha. Com o passar do tempo, os moradores da região criaram vínculo com o time do Flamengo, em virtude do nome e também por causa da influência da mídia (já que emissoras do Estado não pegam na região e apenas antenas parabólicas resolvem).

São décadas vendo mais jogos do campeonato carioca e do Flamengo do que qualquer outro time cearense. Por lá, a coisa mais rara é um torcedor do Ceará ou do Fortaleza. Os maiores do Estado estão muito distantes do dia a dia dos flamenguenses.

O documentário mostra a relação de amor que os flamenguenses têm pelo Flamengo, e acompanha a comoção popular com a vitória de virada do time sobre o River Plate na final da Libertadores. Festa digna de qualquer bairro no Rio de Janeiro!

Como define o diretor do curta-metragem, "esse não é um filme só sobre futebol. É sobre pessoas, e suas histórias costuradas por uma boa pauta jornalística que guardamos por anos".

Mais Vistas