Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

VAR ou não VAR? São Paulo 0 x 0 Palmeiras

Para que acreditava que as polêmicas diminuiriam no futebol... Para quem ainda acredita (e sabe) que a regra é interpretativa e todos os lances são discutíveis.

VAR
VAR

Por Mauro Beting

Não houvesse VAR, provável que Reinaldo convertesse o pênalti discutível no primeiro tempo de uma etapa em que o São Paulo (mesmo desfalcado) foi um pouco melhor.

Não houvesse o VAR, mais ainda a infelicidade de Gómez (no final de um segundo tempo em que o Palmeiras foi um pouco melhor) teria sido castigado com o gol da vitória tricolor.

Mas existe o VAR. E, PARA MIM, uma opinião como qualquer outra, a arbitragem acertou nos dois lances muito discutíveis.

No pênalti marcado por Luiz Flávio Oliveira - no campo - na disputa entre Gómez e Marquinhos, o ótimo atacante tricolor cai quando é tocado pelo excelente paraguaio. Para mim, por todas as imagens, e mais ainda na de trás do lance (pela lateral direita do gramado), a disputa é normal. Legal. GG toca em Marquinhos. Mas não de modo imprudente, temerário ou com uso de força excessiva. Não o agarra e nem o derruba.

Eu não marcaria a falta. Mas como a regra é interpretativa, toda opinião é válida. Tinha também como manter a decisão do gramado.

O que não vale é dizer que foi MUITO PÊNALTI. O que não pode é dizer que JAMAIS FOI PÊNALTI.

O que também pode ser discutido é se foi um "erro claro" ou um "incidente não visto" por Luís Flávio para a chamada do VAR, como manda o protocolo.

Ao mesmo tempo, é dever considerar que como a CBF (erradamente) não disponibiliza os áudios da arbitragem, não sabemos se a marcação assumida pelo árbitro não foi contestada pelo VAR, o que então configuraria o "erro claro" que justificaria o chamado. E, para mim, o acerto de Péricles Bassols e de Luiz Flávio é ter usado a área de revisão para reinterpretar o lance.

No segundo lance polêmico, ainda mais discutível, à primeira vista gol legal. Mas o VAR viu bem que Miranda, em posição de impedimento, interferiu contra Patrick de Paula. Participou ativamente contra o rival. Lance difícil de ser visto e interpretado no campo. Muito bem observado na cabine do VAR.

Duas jogadas muito polêmicas.

PARA MIM, duas decisões corretas.

PARA VOCÊ, a interpretação que você quiser.

Menos a que são lances claros. Menos que houve premeditação. Ainda menos que houve "roubo". Ainda que ambas tenham favorecido o Palmeiras pelo VAR, diferentemente da arbitragem de campo, que no primeiro momento interpretou a favor do São Paulo.

Mas mudou de ideia.

Mais Vistas