Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

VSRanking Escrito: Os 10 Melhores Centenários do Futebol Mundial

Quais clubes puderam fazer mais festa no ano de seus centenários? O VSRanking foi pesquisar e traz para você os 10 melhores

Ganhar seu maior título no ano de seu centenário é algo raro
Ganhar seu maior título no ano de seu centenário é algo raro

Por Vitor Sérgio Rodrigues

Dia de reprise da final da Copa Libertadores de 1998 na TV, ano do centenário do Vasco. Bom motivo para relembrarmos como foram os melhores anos de centenário do futebol mundial. É o tema do VSRanking Escrito, aqui no Blog do VSR. Logicamente, o ranking foi feito considerando a importância das conquistas para a história e para o contexto do clube. Só ler e palpitar nos comentários!

10) Náutico – Ganhou o Estadual no ano do seu centenário em 2001, com um gosto pra lá de especial: impediu o hexacampeonato do Sport. Até hoje, em Pernambuco, o torcedor do Náutico diz que “Hexa é luxo”, pois apenas o Timbu conseguiu seis títulos seguidos. O clube, que não levava o estadual desde 1989, se mobilizou, trouxe o promissor Muricy Ramalho e coroou seu centenário.


9) Vitória – Em 1999, quando completou 100 anos, o Vitória foi campeão baiano (ainda que um título dividido com o rival Bahia, naquela final em que cada time foi para um estádio diferente e o tribunal decidiu proclamar os dois campeões) e também levantou o troféu da Copa do Nordeste. Além disso, ainda foi semifinalista do Campeonato Brasileiro.

8) Boca Juniors – No ano em que completou 100 anos, em 2005, o Boca Juniors ganhou dois títulos: o Campeonato Argentino Apertura e a Copa Sul-Americana, batendo o Pumas na decisão, nos pênaltis. Um ano vitorioso, embalado pela ótima dupla de ataque Palermo e Palacios.

7) Bayern – O ano do centenário do Bayern de Munique foi em 2000 e o poderoso time alemão ganhou os três títulos “caseiros”: o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e a Copa da Liga da Alemanha (que não existe mais). E na Liga dos Campeões, caiu na semifinal, mesmo jogando muito bem contra o Real Madrid.

6) Juventus – Outro gigante europeu que dominou sua temporada interna no ano do centenário, em 1997, foi a Juventus: campeã italiana e da Copa da Itália na temporada 1996-97. E ficou ainda mais perto da tríplice coroa do que o Bayern: perdeu na final da Champions League para o Borussia Dortmund, quando era muito favorita na decisão.

5) Chelsea – O clube do sul de Londres completou o seu centenário em 2005, no início do projeto “rico” liderado pelo bilionário Romam Abramovich. Com o técnico José Mourinho, o Chelsea ganhou a Copa da Liga e o Campeonato Inglês pela primeira vez em mais de 50 anos. Na Liga dos Campeões, o Chelsea caiu na semifinal para o campeão Liverpool, com polêmica: o gol da classificação, marcado por Luís Garcia, até hoje não sabemos se a bola cruzou totalmente a linha ou não.

4) Lazio – O timaço da Lazio de Verón, Salas, Nedved e companhia ganhou três títulos em 2000, ano do centenário do clube: o Campeonato Italiano após mais de 25 anos, a Copa da Itália e a Supercopa Italiana. Além disso, naquela temporada (99-2000) ainda levou o título da Supercopa Europeia, batendo o Manchester United (foi disputado em agosto de 1999). Uma temporada histórica para os laziales.

3) Real Madrid – O ano do centenário do Real Madrid é lembrado com aquele golaço histórico de Zinedine Zidane, na final da Champions League disputada em Glasgow, em 2002. No fim do ano, em dezembro, ganhou o Mundial de Clubes, com os dois gols de Ronaldo contra o Olimpia. Mas o ano do centenário do Real tem uma decepção grande: o time perdeu a Copa do Rei para o La Coruña, no dia do seu centenário, jogando dentro do Santiago Bernabéu...

2) Olimpia – O time paraguaio conseguiu conquistar o título da Libertadores da América, o seu terceiro na história da competição, no ano do seu centenário, em 2002. Foi um título surpreendente, conquistado após passar por Flamengo, Boca Juniors e Grêmio ao longo do torneio e tendo que virar sobre o São Caetano em São Paulo, nos pênaltis, após perder em casa e sair perdendo no Pacaembu. Na final do Mundial, foi derrotado pelo Real Madrid, mas pela relevância do título, já que é bem mais difícil para o Olimpia ganhar a Libertadores do que o Real ganhar a Champions e o Mundial, fica em segundo.


1) Vasco – O ano de 1998 é inesquecível para o torcedor do Vasco. No ano em que o clube completou 100 anos, ganhou seu maior título: a Copa Libertadores da América. A campanha começa instável, mas depois que o time engrena, passou pelos três últimos campeões (Cruzeiro – 97, Grêmio – 95 e River Plate – 96) até superar o Barcelona de Guayaquil vencendo os dois jogos. Além disso, ganhou os dois turnos do Campeonato Carioca, sendo campeão sem necessidade da decisão. E na final do Mundial, perdeu para o Real Madrid no fim, mas dominou inteiramente o time espanhol no segundo tempo.

Mais Vistas