Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Brasileirão

Flamengo solta nota oficial em manifesto à torcida única em duelo com o Palmeiras

Rubro-Negro tratou decisão como desobediência das regras e princípios do Campeonato Brasileiro

Torcida do Flamengo foi um dos grandes destaques do título brasileiro rubro-negro
Torcida do Flamengo foi um dos grandes destaques do título brasileiro rubro-negro (Alexandre Vidal / Flamengo)

Por Redação do Esporte Interativo

Nesta sexta-feira (29), a CBF decidiu que a partida entre Palmeiras e Flamengo, no próximo domingo (1°), terá apenas a torcida do time mandante no Allianz Parque. Imediatamente após o decreto, o Flamengo, através de uma nota oficial, condenou veementemente a escolha da entidade.

O clube da Gávea afirmou que isso é uma desobediência das regras e princípios do Brasileirão. A instituição também fez questão de lembrar que os torcedores palmeirenses estiveram presentes no duelo do primeiro turno da competição, no Maracanã, onde o Rubro-Negro venceu por 3 a 0.

Quer ganhar um vale-presente de R$100,00 para comprar qualquer produto na Americanas.com? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos. É grátis!

Confira abaixo, na íntegra, o posicionamento flamenguista:

"O Clube de Regatas do Flamengo vem a público lamentar a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de acatar a recomendação do Ministério Público de Estado de São Paulo (MP-SP). O órgão indicou à Federação Paulista de Futebol (FPF) que realizasse a partida entre Flamengo e Palmeiras, no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, com torcida única, proibindo venda de ingressos para a torcida rubro-negra.

O acate desta decisão representa uma desobediência das regras e princípios da competição, além de um benefício ao infrator - que jogará na presença única da torcida alviverde, podendo assim obter vantagem esportiva - e a criação de precedentes catastróficos para a organização do futebol brasileiro. A não permissão da convivência de rubro-negros e alviverdes decreta a falência da segurança pública e a morte da cultura de arquibancada do futebol brasileiro.

O Clube de Regatas do Flamengo traz à tona os seguintes argumentos:

- O artigo 86 do Regimento Geral das Competições de 2019 prevê ao clube visitante direito de adquirir a quantidade máxima de 10% da capacidade permitida ao estádio. A não permissão deste direito seria uma grave violação dos direitos dos torcedores e clubes, indo contra a natureza do espetáculo e da competição;


- Não foi respeitado o princípio da reciprocidade: no primeiro turno, o Flamengo garantiu à Sociedade Esportiva Palmeiras a carga de 10% dos ingressos para o jogo no estádio do Maracanã, tendo a Polícia Militar garantido completamente a segurança e integridade física de todas as pessoas envolvidas no evento;


- O MP-SP ou qualquer outro Ministério Público não tem legitimidade para fazer recomendações a entidades privadas. O mesmo deveria ter pleiteado tal cenário junto ao Poder Judiciário.

Considerando os fatos supracitados, o Clube irá encaminhar o pedido do MP para a Procuradoria do STJD, para que o órgão adote as medidas cabíveis. Se a Polícia Militar não se sente em condições de dar segurança a todos os envolvidos na partida, esta deveria ser realizada em outro local ou com portões fechados.

O Clube de Regatas do Flamengo reitera seu total repúdio à violência e rechaça qualquer tipo de manifestação contrária à cultura do futebol.

Conselho Diretor"

Mais Vistas