Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

Napoli x Barcelona: equipes buscam acabar com desconfiança nas oitavas da Champions

Gigante espanhol visita o atual campeão italiano na quarta (21), e você acompanha tudo ao vivo e exclusivo na TNT e na HBO Max, a partir das 15h30 (horário de Brasília)

Osimhen (esq.) e Lewandoski são dois dos principais nomes do confronto
Osimhen (esq.) e Lewandoski são dois dos principais nomes do confronto (Design TNT Sports Brasil)

Por Isaac Simões e Danilo Jordão

Barcelona e Napoli se enfrentam na quarta-feira (21), pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League. Em meio à desconfiança dos torcedores, ambas as equipes querem recuperar o bom futebol e seguir na maior competição de clubes do mundo.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

A partida ocorre no Estádio Diego Armando Maradona, em Napolés, e você acompanha tudo ao vivo e exclusivo, a partir de 15h30 (de Brasília), na TNT e na HBO Max.

Napoli x Barcelona: Bruno Forminga analisa confronto das oitavas da Champions League

Napoli quer fazer história

Kvaratskhelia é uma das principais armas do Napoli | Foto: Getty Images
Kvaratskhelia é uma das principais armas do Napoli | Foto: Getty Images

O Napoli viveu, recentemente, um dos grandes momentos de sua história. Com a conquista do Campeonato Italiano em 2022/23 e a ascensão de Victor Osimhen e Kvara, esperava-se que o clube se mantivesse entre os principais no cenário europeu. No entanto, com a saída do técnico Spalletti rumo à seleção da Itália, não houve sucesso à longo prazo.

Agora comandados por Walter Mazzarri, depois de uma demissão rápida de Rudi Garcia, que chegara para substituir Spalletti, os napolitanos terminaram a fase de grupos na segunda colocação da chave C. Ao todo, foram 10 pontos, campanha abaixo apenas do Real Madrid.

O principal jogador do clube italiano é Victor Osimhen. Apesar de não viver seu melhor momento pelo Napoli, o atacante nigeriano soma oito gols e duas assistências em 18 partidas na temporada.

Arte: Design TNT Sports Brasil
Arte: Design TNT Sports Brasil

O Napoli nunca venceu a Champions League. O principal título do clube é a Copa da UEFA, atualmente Europa League, conquistada sob o comando de Maradona na temporada 1989/90. A melhor campanha da equipe no principal torneio europeu ocorreu justamente em 2022/23, quando os napolitanos chegaram às quartas de final, mas foram derrotados pelo Milan.

Atualmente, o Napoli ocupa a nona colocação da Serie A, com campanha abaixo das expectativas de um atual campeão. Na Copa da Itália, o clube foi eliminado pelo Frosinone, nas oitavas de final, com derrota por 4 a 0 dentro de casa.

Barcelona com fim de ciclo conturbado

O Barcelona chega às oitavas de final da Champions vindo de um momento conturbado. Apesar da primeira colocação no Grupo H, com 12 pontos, a equipe de Xavi não agrada aos torcedores e sofre para se manter estável na temporada.

Xavi vive temporada conturbada no Barça | Foto: Getty Images
Xavi vive temporada conturbada no Barça | Foto: Getty Images

O desempenho e o desgaste, inclusive, foram cruciais para o treinador tomar a decisão de deixar o clube ao término da temporada.

O principal jogador do clube blaugrana é Robert Lewandowski. No entanto, quem mais brilhou até aqui, com três gols e uma assistência em cinco jogos na fase de grupos foi João Félix. Ao lado de Ferrán Torres, o português é o principal artilheiro da equipe catalã na competição.

Arte: Design TNT Sports Brasil
Arte: Design TNT Sports Brasil

A única transferência do Barça na janela foi a chegada de Vitor Roque. Vindo do Athletico-PR, o atacante de 18 anos chegou por 40 milhões de euros e deve estar à disposição para a fase mata-mata.

O Barcelona é pentacampeão da Champions League. O clube conquistou as edições de 1991/92, 2005/06, 2008/09, 2010/11 e 2014/15. Ao todo, foram 27 participações na competição.

Na atual temporada, o Barça ocupa a terceira posição de LaLiga. Diante do desempenho de Real Madrid e Girona, os culés não brigam pelo título da liga nacional. O clube também foi superado pelos merengues na Supercopa da Espanha.

Arrisco a dizer que é o duelo mais equilibrado das oitavas, e muito por culpa do Barcelona", analisou Bruno Formiga, da TNT Sports Brasil.

Histórico de confrontos

Barcelona e Napoli são ligados por um nome em especial: Diego Armando Maradona. O falecido ex-jogador, que dá nome ao estádio do clube italiano, vestiu a camisa das duas equipes nos anos 1980. Os adversários nas oitavas se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do Barça e dois empates.

Mais Vistas