Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

Como era o mundo em 1981, quando o Real Madrid perdeu sua última final de Champions?

Último vice-campeonato da equipe merengue foi justamente para o Liverpool

Alan Kennedy marcou o gol da vitória do Liverpool na decisão contra o Real
Alan Kennedy marcou o gol da vitória do Liverpool na decisão contra o Real - Steve Hale (Steve Hale/The Liverpool FC Collection, Liverpool FC)

Por Gabriel Menezes

O Real Madrid praticamente não sabe mais o que é chegar a uma final de Champions League e ser derrotado. Até porque faz mais de 40 anos que isso não acontece. Por coincidência, o adversário da final em 1981, ano do último vice do Real, foi justamente o Liverpool, que também será o rival na decisão deste sábado (28).

Desde então, muita coisa mudou. Os merengues nunca mais foram vice-campeões da Champions e conquistaram sete títulos da competição. O Liverpool levantou a taça outras três vezes. E nesses 41 anos, o mundo, de maneira geral, mudou completamente. A TNT Sports Brasil vai te dar um choque de realidade e te lembra como era o mundo em 1981.

Você assiste a TODOS os jogos da Champions AO VIVO no HBO MAX! Clique aqui e assine!

Você assiste à final da Champions League neste sábado (28), ao vivo na TNT e na HBO Max a partir das 13h30. Quem quiser assistir nos cinemas também vai poder, em 15 estados do Brasil.

No esporte

Que o Liverpool venceu a final da Champions League você já sabe. No Brasil, o campeão nacional de 1981 foi o Grêmio. Na Libertadores, por sua vez, o caneco ficou com o Flamengo, que viria a ser campeão mundial no final do ano.

Fora do futebol, também cabe destacar que Nelson Piquet foi campeão mundial de Fórmula 1 naquele ano, batendo o argentino Carlos Reutemann. Foi o primeiro dos três títulos de Piquet na F1.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Na tecnologia

O ano de 1981 também foi muito importante para evoluções tecnológicas. Hoje, é fácil tirar fotos com seu celular, sem precisar esperar para revelá-las. Mas isso também passou a ser possível naquele tempo, com o advento da câmera Polaroid, ainda vendida nos dias de hoje. A máquina revelava automaticamente, em pouquíssimo tempo, as fotos tiradas, na hora.

A câmera Polaroid foi uma invenção inovadora à sua época (Foto: Divulgação/Polaroid)
A câmera Polaroid foi uma invenção inovadora à sua época (Foto: Divulgação/Polaroid)

Outra tecnologia inovadora chegou ao mercado pelas mãos da IBM, que lançou, em 1981, seu IBM 5150, considerado o primeiro computador pessoal a ser montado com peças de diferentes fornecedores. Mais ou menos como costumamos fazer com os computadores hoje em dia.

Em tempo: vale lembrar que, 41 anos atrás, o streaming era uma realidade extremamente distante - nem tínhamos acesso à internet ainda - e para ouvir música na rua, você não podia simplesmente usar seu celular ou MP3, mas havia uma alternativa bastante popular: o Walkman.

Walkman era o aparelho portátil mais usado para escutar música e foi lançado em 1980 (Divulgação/Sony)
Walkman era o aparelho portátil mais usado para escutar música e foi lançado em 1980 (Divulgação/Sony)

E, por fim, se hoje até mesmo o DVD já se tornou obsoleto, com a abundância de streamings e mídias digitais, o que dizer o do videocassete (ou VHS)? Em 1981, ele era inovador, já que tinha sido lançado apenas um ano antes.

Na cultura

Em termos culturais, a década de 80 foi extremamente importante e alguns fenômenos que surgiram naquela época seguem vivos até hoje. Entre as 100 músicas de maior sucesso em 1981, segundo a 'Billboard', temos alguns clássicos, como "Another One Bites the Dust", do Queen, "Woman", de John Lennon, e aparições de artistas como Diana Ross, Lionel Ritchie, Stevie Wonder e os grupos ABBA e The Police.

No cinema, Indiana Jones dominava as salas ao redor do mundo: Caçadores da Arca Perdida foi o filme de maior bilheteria naquele ano. Para o audiovisual, 1981 também foi marcante, já que o filme "Os Saltimbancos Trapalhões", um dos maiores sucessos de público do país até hoje, foi lançado em dezembro.

Acontecimentos históricos

O ano de 1981 também foi marcado por alguns fatos importantes para a história mundial. Entre eles, está o atentado ao Papa João Paulo II, que foi baleado dentro do Vaticano e correu sério risco de vida. Apesar da gravidade de suas lesões, o polonês sobreviveu e ocupou o cargo por mais 24 anos, até falecer aos 84 anos.

Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II (Getty Images)
Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II (Getty Images)

Além disso, a NASA, agência espacial dos Estados Unidos, promoveu a primeira missão de um ônibus espacial, lançando o Columbia ao espaço pela primeira vez. Ele foi utilizado até 2003, quando sofreu um acidente e se desintegrou na reentrada na atmosfera da Terra, matando sete astronautas.

Nascimentos e mortes

O ano de 1981 trouxe ao mundo uma série de personalidades que ficariam famosas com o passar do tempo. Nomes como Zlatan Ibrahimovic, Iker Casillas, Felipe Massa, Fernando Alonso, Roger Federer e Murilo Endres nasceram naquele ano.

De bicicleta, Ibrahimovic garante a vitória do Milan

Fora do esporte, também valem ser citados os atores Joseph Gordon-Levitt e Chris Evans e as cantoras Beyoncé e Britney Spears.

Em termos de despedidas, alguns nomes nos deixaram em 1981. O cantor Bob Marley, que até hoje é lembrado como principal expoente do reggae, foi um deles. O Brasil perdeu, no campo da arte, duas pessoas importantes: o cineasta Glauber Rocha, indicado diversas vezes a prêmios no Festival de Cannes, e o cantor Mazzaropi.

Dentro do futebol, o esporte também perdeu dois grandes nomes. No Brasil, o treinador Claudio Coutinho, que comandou o Flamengo e a Seleção Brasileira, faleceu aos 42 anos, afogado, durante uma pesca submarina.

O também treinador Béla Guttmann, bicampeão europeu com o Benfica, também faleceu naquele ano.

Mais Vistas