Grupo C: veja como chegam Napoli, Real Madrid, Braga e Union Berlin na Champions
Equipes se enfrentam na fase de grupos da Champions League 2023/24 e você acompanha tudo ao vivo na TNT, no Space e na HBO Max

Por Lucas Sousa
A fase de grupos da Uefa Champions League começa nesta terça-feira (18) e o grupo C tem o maior campeão do torneio e um grande clube do futebol mundial, além de dois que correm por fora. Real Madrid e Napoli são os favoritos para avançar ao mata-mata, enquanto Braga e Union Berlin entram como coadjuvantes.
CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!
Surpresa da última edição, o Napoli chega como cabeça de chave do grupo, seguido por Real Madrid, que parou nas semifinais na edição de 2022/23. O Braga veio da fase preliminar da competição, onde eliminou o Panathinaikos, enquanto o Union Berlin se classificou via campeonato alemão.
A TNT Sports preparou uma análise sobre como chegam as equipes do Grupo C para a disputa da Champions League 2023/24.
Napoli (Itália)
Cabeça de chave do grupo C, o Napoli chega para a Champions League 2023/24 querendo escrever novas histórias. A equipe foi campeã da Itália na temporada passada e foi uma das surpresas da última Champions League, mas parou nas quartas de final caindo para o Milan.

Para a temporada 2023/24, o Napoli manteve a base do time campeão e se reforçou principalmente no setor ofensivo com Lindstrom, Raspadori e Simeone. Na zaga, perdeu Kim Min-Jae para o Bayern e trouxe o brasileiro Natan. No Campeonato Italiano, a equipe ainda tenta se encontrar, ocupando a quinta colocação com sete pontos em quatro jogos.
Principais jogadores: Osimhein (atacante), Kvaratskhelia (ponta esquerda), Lobotka (volante), Zielinski (meia), Lindstrom (meia) e Frank Anguissa (meia)
Principais reforços: Lindstrom (meia), Raspadori (atacante), Simeone (atacante), Natan (zagueiro)
Principais saídas: Kim Min-jae (zagueiro), Ndombelé (meia) e Hirving Lozano (atacante)
Títulos: 0
Real Madrid (Espanha)
Maior campeão da história da Champions, o Real Madrid busca o 15º título da competição. Na temporada passada acabou caindo nas semifinais para o Manchester City, o que foi um balde de água fria para os merengues, que abdicaram de boa parte do Campeonato Espanhol e ficaram com o vice-campeonato de LaLiga, atrás do rival Barcelona.

Para a temporada 2023/24, o Real Madrid trouxe um reforço de peso: Jude Bellingham, que se tornou a terceira contratação mais cara da história do clube, custando 103 milhões de euros (aproximadamente R$ 541 milhões na cotação atual). Os merengues perderam Asensio, para o PSG, e Benzema, para o Al-Ittihad, mas se reforçaram com Kepa, Fran García e Joselu.
Principais jogadores: Courtois (goleiro), Éder Militão (zagueiro), Alaba (zagueiro), Rudiger (zagueiro), Tchouaméni (volante), Jude Bellingham (meia), Valverde (meia), Camavinga (meia), Kroos (meia), Modric (meia), Vini Jr. (atacante) e Rodrygo (atacante)
Principais reforços: Jude Bellingham (meia), Kepa (goleiro), Fran García (lateral) e Joselu (atacante)
Principais saídas: Asensio (ponta esquerda), Benzema (atacante), Eden Hazard (ponta esquerda)
Títulos: 14 (1955/56, 1956/57, 1957/58, 1958/59, 1959/60, 1965/66, 1997/98, 1999/00, 2001/02, 2013/14 , 2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2021/22)
Braga (Portugal)
Tradicional clube português, o Braga chegou à Champions League após se classificar na terceira colocação do campeonato nacional na temporada passada. A posição rendeu um passe para os playoffs, onde a equipe precisou eliminar o Backa Topola, da Sérvia e o Panathinaikos, da Grécia, para chegar na fase de grupos.

Para a temporada 2023/24, o Braga contratou Bruma, do Fenerbahce, Rodrigo Zalazar, do Schalke, José Fonte e João Moutinho, que estavam livres no mercado. A expectativa dos portugueses é surpreender e tentar bater de frente com Real Madrid e Napoli para buscar uma vaga no mata-mata.
Principais jogadores: Matheus (goleiro), José Fonte (zagueiro), Al-Musrati (volante), André Horta (meia), João Moutinho (meia), Banza (atacante) e Abel Ruiz (atacante)
Principais reforços: Bruma (ponta esquerda), Rodrigo Zalazar (meia), João Moutinho (meia) e José Fonte (zagueiro)
Principais saídas: Iuri Medeiros (ponta direita), Tormena (zagueiro), Mario González (atacante) e Francismo Moura (lateral esquerdo)
Títulos: 0
Union Berlin (Alemanha)
Surpresa na Bundesliga na temporada 2022/23, o Union Berlin chegou a liderar o campeonato alemão, mas perdeu força na reta final e ficou sem o título. Ainda assim, a equipe terminou na quarta colocação e conseguiu a vaga direta à fase de grupos da Champions e sonha com novas histórias na atual temporada.

Assim como o Braga, o Union Berlin chega como azarão na chave que ainda tem Napoli e Real Madrid, favoritos à vaga ao mata-mata. Para surpreender, os alemães trouxeram Gosens, da Inter de Milão, Diogo Leite, do Porto, Bonucci, ex-Juventus, e Volland, do Monaco.
Principais jogadores: Aaronson (meia), Juranovic (lateral), Gosens (meia), Diogo Leite (zagueiro), Bonucci (zagueiro), e Volland (atacante)
Principais reforços: Gosens (meia), Diogo Leite (zagueiro), Bonucci (zagueiro), e Volland (atacante)
Principais saídas: Sven Michel (atacante), Paul Seguin (meia) e Jamie Lawelling (ponta direita)
Títulos: 0