Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

Inter de Milão x Atlético de Madrid: duelo de gigantes promete nas oitavas da Champions

Equipes se enfrentam na terça-feira (20), pelo jogo de ida da fase mata-mata da competição, com transmissão da TNT e da HBO Max, a partir das 15h30 (horário de Brasília)

Lautaro (esq.) e Griezmann (dir.) são os protagonistas, respectivamente, de Inter e Atleti
Lautaro (esq.) e Griezmann (dir.) são os protagonistas, respectivamente, de Inter e Atleti (Design TNT Sports Brazil)

Por Isaac Simões e Danilo Jordão

Inter de Milão e Atlético de Madrid se enfrentam na terça (20), no Giuseppe Meazza, pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League 2023/24. O duelo marca um dos principais confrontos do mata-mata e você acompanha tudo ao vivo, a partir de 15h30 (de Brasília), na TNT e na HBO Max.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

Os dois clubes chegam às oitavas após tratamentos distintos sobre a fase de grupos. Atual vice-campeã da Champions, a Inter não conseguiu a primeira colocação no seu chaveamento. Por outro lado, o Atleti mostrou a que veio e protagonizou grandes atuações.

Inter de Milão x Atlético de Madrid: Otavio Rodrigues analisa confronto das oitavas da Champions League

Gigante italiano quer acordar

Simone Inzaghi levou a Inter a final da Champions passa | Foto: Getty Images
Simone Inzaghi levou a Inter a final da Champions passa | Foto: Getty Images

Esperava-se mais da Inter de Milão na fase de grupos da Champions League. Vice-campeã na última edição da competição, a Nerazzurri ficou com a segunda posição do Grupo D, atrás da Real Sociedad, com campanha marcada pela falta de prioridade dada à competição.

O técnico Simone Inzaghi optou por poupar jogadores na Champions durante boa parte da fase de grupos. A decisão explica o baixo número de gols de Lautaro Martínez na atual edição: o atacante argentino entrou em campo nas seis partidas, mas atuou menos minutos (323) do que o esperado.

Arte: Design TNT Sports Brasil
Arte: Design TNT Sports Brasil

A Inter não pode ter ido bem na fase de grupos, mas a estratégia de descansar jogadores, em parte, funcionou. A equipe é líder isolada do Campeonato Italiano, com 20 vitórias, três empates e apenas uma derrota em 24 partidas. Ao todo, o clube soma 63 pontos na liga, nove a frente da vice-líder Juventus. Já na Copa da Itália, a Nerazzurri foi eliminada nas oitavas de final, com derrota surpreendente para o Bologna.

Siga nosso canal exclusivo de Futebol Europeu no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações do Melhor Futebol do Mundo!

O histórico na Champions é melhor do que o do Atleti. A Inter de Milão conquistou a Orelhuda em 1963/64, 1964/65 e 2009/10 - o último título sob o comando de Sneidjer, Diego Milito e do goleiro Júlio César. O clube também foi vice-campeão da competição em 1966/67, 1971/72 e 2022/23.

Um novo Atleti

Intenso, como sempre. Ofensivo, como nunca. O Atlético de Madrid de Diego Simeone vive grande fase no cenário europeu. Pelo Grupo E, os Colchoneros ficaram com a liderança após campanha invicta, com 14 pontos, quatro vitórias, dois empates e 17 gols anotados.

Simeone ainda busca título da Champions com o Atleti | Foto: Getty Images
Simeone ainda busca título da Champions com o Atleti | Foto: Getty Images

Dois nomes são importantes para entender o novo momento do Atleti: Álvaro Morata e Antoine Griezmann. Os dois artilheiros centralizam o números de gols do clube espanhol na competição, com cinco bolas na rede cada. No entanto, o primeiro acabou sofrendo uma lesão no joelho no último domingo (11) e vai desfalcar os colchoneros.

Além de referência para marcar, o craque francês se apresenta como candidato aos prêmios de melhor jogador do mundo na temporada por conta da importância na organização de jogo e criação de jogadas. Atualmente, Griezmann não só define, mas constrói o sistema ofensivo do Atlético.

Arte: Design TNT Sports Brasil
Arte: Design TNT Sports Brasil

O Atlético ocupa a quarta colocação do Campeonato Espanhol, atrás de Real Madrid, Girona e Barcelona. Apesar de estar fora da briga por LaLiga, eliminou os rivais merengues nas quartas de final da Copa do Rei e disputa uma vaga para a final do torneio com o Athletic Bilbao.

Duas vezes vice-campeão na última década, o Colchonero nunca venceu uma Champions League. Em 2013/14, deixou escapar a vitória na decisão sobre o Real Madrid, que empatou nos acréscimos e foi efetivo na prorrogação. Em 2015/16, também contra os blancos, não conseguiu parar a equipe comandada por Zinédine Zidane e liderada por Cristiano Ronaldo.

Dois dos melhores jogadores do mundo na temporada vão estar em campo: Lautaro Martínez e Antoine Griezmann. Eles podem ser o desequilíbro na balança já neste primeiro jogo", analisou Otavio Rodrigues.

Histórico do confronto

Inter e Atleti só se enfrentaram uma vez na história recente do futebol. Mas o jogo valeu taça. Em 2010, após os italianos se sagrarem campeões da Champions e os espanhóis vencedores da Europa League, houve o encontro na Supercopa da Uefa.

A decisão foi disputada no Stade Louis-II, em Monaco. E deu Atlético: sob o comando de Forlán e gols de Agüero e Reyes, os colchoneros conquistaram o troféu.

Mais Vistas