Champions League

Oitavas da Champions: o dia em que Neymar e o Barcelona conseguiram o impossível

Craque brasileiro foi o destaque da goleada histórica por 6 a 1 dos culés sobre o PSG em 2016/17

Neymar comemora com os companheiros a virada histórica sobre o PSG
Neymar comemora com os companheiros a virada histórica sobre o PSG - Xavier Laine (2017 Xavier Laine, Getty Images Europe)

Por Isaac Simões

08 de março de 2017. Esta foi a data de uma das maiores viradas da história do futebol europeu, quando Neymar, Messi e cia. desafiaram a lógica para buscar uma classificação praticamente perdida e fizeram o impossível acontecer no Camp Nou: Barcelona 6 a 1 PSG, um dos jogos mais épicos de todos os tempos.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

Naquela noite, os apaixonados fãs do clube blaugrana sabiam que somente uma atuação "monstruosa" da equipe de Luis Enrique poderia fazer o clube bater o PSG, que havia vencido por 4 a 0 na ida em Paris. Qualquer gol dos franceses era o suficiente para transformar o que já era difícil em algo impossível.

Na próxima terça-feira (13), começam os jogos de ida da Champions League 2023/24. Você acompanha todos os confrontos ao vivo na TNT, no Space e na HBO Max.

Início do sonho

O Barcelona teve o começo de jogo mais animador possível. Logo aos três minutos, Rafinha cruzou da direita, Marquinhos afastou mal, e viu Trapp se atrapalhar com Verratti. Suárez atento, desviou de cabeça e abriu o placar.

A pressão do Barça resultou no segundo gol no finzinho da primeira etapa, quando Iniesta ganhou a disputa com Marquinhos e tentou de calcanhar. Kurzawa tentou cortar e mandou contra o próprio gol.

Neymar comanda a virada

No segundo tempo, Neymar disputou bola com Verratti, que escorregou e derrubou o brasileiro na área. Messi cobrou com força e fez o terceiro do Barça. O sonho parecia desenhado, mas Cavani tratou de diminuir para o PSG, obrigando os catalães a precisarem de mais três gols para ficar com a vaga.

Neymar brilhou contra o PSG com dois gols e uma assistência | Foto: Getty Images
Neymar brilhou contra o PSG com dois gols e uma assistência | Foto: Getty Images

O Barcelona sentiu o golpe por alguns minutos, enquanto o PSG pôde respirar na partida. Foi quando Neymar chamou a responsabilidade e, aos 43 da etapa final, cobrou falta com categoria e reacendeu a esperança blaugrana: 4 a 1. Faltavam mais dois em poucos minutos.

Siga nosso canal exclusivo de Futebol Europeu no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações do Melhor Futebol do Mundo!

Na sequência, Suárez cavou pênalti em disputa com Marquinhos. Neymar bateu, fez o quinto e viu o Camp Nou explodir. Barcelona todo no ataque, nervosismo nas arquibancadas e o goleiro Ter Stegen virando atacante na área adversária.

Aos 50 minutos, Neymar prendeu a bola na intermediária e lançou pelo alto, vendo Sergi Roberto se esticar para desviar e fazer o impossível acontecer: 6 a 1 e vaga nas quartas da Champions.

Confira os lances de Neymar na virada histórica abaixo:

Oitavas da Champions: o dia que Neymar e o Barcelona conseguiram o impossível 

FICHA TÉCNICA - BARCELONA 6 X 1 PSG

Data: 08/03/2017
Local: Camp Nou, Barcelona (ESP)
Árbitro: Deniz Aytekin (ALE)

GOLS: Suárez - 2'/1°T (1-0), Kurzawa (contra) - 39'/1°T (2-0), Messi - 4'/2°T (3-0), Cavani - 16'/2°T (3-1), Neymar - 42'/2°T (4-1), Neymar - 44'/2T (5-1), Sergi Roberto - 51'/2°T (6-1)

BARCELONA: Ter Stegen; Piqué, Mascherano e Umtiti; Rafinha (Sergi Roberto - 30'/2°T), Rakitic (André Gomes - 38'/2°T), Busquets e Iniesta (Arda Turan - 19'/2°T); Messi, Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique.

PSG: Trapp; Meunier (Krychowiak - 48'/2°T), Thiago Silva, Marquinhos e Kurzawa; Matuidi, Rabiot e Verratti; Draxler (Aurier - 29'/2°T), Cavani e Lucas (Di María - 10'/2°T). Técnico: Unai Emery.

Mais Vistas