Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

PSV x Borussia Dortmund: alemães chegam confiantes nas oitavas da Champions

Equipes se enfrentam na terça-feira (20) pelo jogo de ida do mata-mata, e você acompanha tudo ao vivo e exclusivo, no Space e na HBO Max, a partir das 16h45 (de Brasília)

Luuk de Jong (esq.) e Reus (dir) são os principais nomes das duas equipes
Luuk de Jong (esq.) e Reus (dir) são os principais nomes das duas equipes

Por Isaac Simões e Danilo Jordão

PSV e Borussia Dortmund fazem duelo nas oitavas de final da Champions League 2023/24. Na terça-feira (20), os holandeses recebem os alemães para primeira disputa do mata-mata entre as duas equipes e você acompanha tudo ao vivo e exclusivo, a partir de 16h45 (de Brasília), no Space e na HBO Max.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

Embora haja um favoritismo para o lado do Borussia, não se pode duvidar da equipe de Peter Bosz. Abaixo, a TNT Sports Brasil avaliou o momento dos dois clubes como prévia dos dois grandes jogos decisivos pela maior competição do futebol europeu.

PSV x Borussia Dortmund: Otavio Rodrigues analisa confronto das oitavas da Champions League

Sem brincadeira por parte do PSV

Veerman vem tendo boas atuações na temporada | Foto: Getty Images
Veerman vem tendo boas atuações na temporada | Foto: Getty Images

O PSV não chegou às oitavas para passear. Segundo colocado do Grupo B com nove pontos conquistados, o clube holandês eliminou Lens e Sevilla, e só ficou atrás do Arsenal na fase anterior ao mata-mata.

O faro de gol de Luuk de Jong foi importante para a classificação. O atacante anotou dois gols nas cinco partidas em que esteve em campo. Os números se estendem na temporada como um todo: 27 gols e 11 assistências em apenas 34 partidas.

Arte: Design TNT Sports Brasil
Arte: Design TNT Sports Brasil

O PSV lidera a Eredivise com uma campanha de brilhar os olhos. A equipe ainda não perdeu na liga nacional, com 20 vitórias e apenas dois empates, abrindo 10 pontos para o Feyenoord, segundo colocado.

Siga nosso canal exclusivo de Futebol Europeu no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações do Melhor Futebol do Mundo!

O currículo da equipe holandesa conta com a conquista de uma Orelhuda. O PSV se sagrou campeão da Champions na temporada 1987/88, quando bateu o Benfica, nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.

Matador de gigantes

O Borussia chega muito forte e confiante para as oitavas de final. Após terminar o Grupo F na liderança, o clube alemão pôde bradar ao restante dos adversários na competição que não só avançou de fase em meio ao tão temido "Grupo da Morte", mas também teve a liberdade de destacar que desbancou o Paris Saint-Germain e eliminou o tradicional Milan e o poderoso Newcastle.

Ídolo do Borussia, Reus tenta levar clube ao título da Champions | Foto: Getty Images
Ídolo do Borussia, Reus tenta levar clube ao título da Champions | Foto: Getty Images

Um dos jogadores responsáveis pelo feito é Adeyemi. O atacante alemão de 22 anos desponta como uma das grandes revelações do Aurinegro nas últimas temporadas. Nessa edição de Champions, Adeyemi foi determinante para o clube assegurar a liderança na fase de grupos.

Arte: Design TNT Sports Brasil
Arte: Design TNT Sports Brasil

O Borussia também conta com a experiência de Marco Reus, maestro da equipe há mais de 10 anos, e o talento de Brandt, aflorado ao longos dos últimos anos. Na chave F, sob a liderança dos três pilares, o time de Dortmund somou 11 pontos, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Os aurinegros entoaram o grito de "É, campeão" na Champions League em 1996/97, com vitória sobre a Juventus. Anos mais tarde, em 2012/13, o clube voltou à decisão do torneio, mas foi derrotado pelo rival Bayern de Munique de Robben e Ribery.

Na atual temporada, o Borussia não disputa ponto a ponto pelo título da Bundesliga. O clube está na quarta colocação do Campeonato Alemão, atrás de Bayer Leverkusen, Bayern de Munique e do Stuttgart.

O PSV vai em busca do resultado com seu torcedor e o Borussia Dortmund recupera seus principais jogadores para viajar até a Holanda. Promessa de jogo aberto no Philips Stadion", analisou Otavio Rodrigues.

Histórico do confronto

Borussia e PSV se enfrentaram apenas duas vezes. Na temporada 2002/03, as duas equipes caíram no mesmo grupo na Champions League. O primeiro jogo terminou com empate em 1 a 1 na Alemanha mas, na partida do returno, fora de casa, o Aurinegro foi superior e saiu com os três pontos por conta da vitória por 3 a 1.

Mais Vistas