Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

Porto x Arsenal: como chegam os dois times para as oitavas da Champions League

Portugueses encaram os Gunners, quarta (21), ao vivo e exclusivo no Space e na HBO Max, a partir das 16h45 (horário de Brasília)

Porto e Arsenal se enfrentam nas oitavas da Champions
Porto e Arsenal se enfrentam nas oitavas da Champions (Design/TNT Sports Brasil)

Por Isaac Simões e Danilo Jordão

Porto e Arsenal é mais um duelo das oitavas de final da Champions League 2023/24 que promete abalar o coração dos torcedores. Na quarta-feira (21), as duas equipes se enfrentam no Estádio do Dragão, em Portugal, pelo jogo de ida das oitavas, e você pode acompanhar tudo ao vivo e exclusivo, a partir de 16h45 (de Brasília) no Space e na HBO Max.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

Os dois times chegam para a fase mata-mata confiantes. Em alta na Premier League, os Gunners tentam conquistar uma vaga moral na prateleira dos principais elencos do futebol europeu.

Por outro lado, os portugueses vêm de uma campanha sólida no Grupo H de olho em mais uma vaga, assim como conquistada na última temporada, para as quartas da competição.

Porto x Arsenal: Giovanna Kiill analisa confronto das oitavas da Champions League

Porto quer voltar às quartas

O Porto tem um objetivo muito claro: repetir a trajetória ou chegar ainda mais longe na Champions do que em comparação com a temporada passada. Na atual edição, o clube português ficou com a segunda colocação do Grupo H, atrás apenas do Barcelona, e chegou ao mata-mata com uma campanha de 12 pontos.

Evanilson faz boa temporada pelo Porto | Foto: Getty Images
Evanilson faz boa temporada pelo Porto | Foto: Getty Images

Evanilson foi bem, Pepe mostrou consistência, mas "O Cara" do Porto na fase de grupos foi Galeno. O atacante luso-brasileiro acumulou boas atuações pelo clube e foi decisivo para a classificação na competição.

Arte: Design TNT Sports Brasil
Arte: Design TNT Sports Brasil

Assim como o Arsenal, o Porto ocupa a terceira colocação na liga nacional. Sete pontos separam a equipe de Sergio Conceição, com 45 pontos, do líder Benfica. O clube também disputa a Taça de Portugal, que está na fase de quartas de final.

Siga nosso canal exclusivo de Futebol Europeu no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações do Melhor Futebol do Mundo!

O histórico do Porto na Champions é melhor do que o do seu adversário. A equipe portuguesa já conquistou a competição em duas oportunidades: 1986/87 e 2003/04. O Porto também é bicampeão mundial, tendo conquistado os dois títulos logo após erguer as duas Orelhudas.

Arsenal apresenta leve favoritismo

O elenco recheado de bons jogadores e o longevo trabalho de Mikel Arteta colocam o Arsenal como principal time do confronto. Atualmente na terceira colocação da Premier League, o clube inglês pasou pela fase de grupos da Champions na primeira colocação da chave B, com 13 pontos, desbancando PSV, Lens e Sevilla.

Arteta tenta fazer história com o Arsenal na Champions | Foto: Getty Images
Arteta tenta fazer história com o Arsenal na Champions | Foto: Getty Images

O principal jogador dos Gunners é Gabriel Jesus. Aos 26 anos, o atacante soma oito gols e cinco assistências em 23 partidas pelo Arsenal na temporada. Além dele, Bukayo Saka e Gabriel Martinelli compõem o ataque do clube inglês.

Arte: Design TNT Sports Brasil
Arte: Design TNT Sports Brasil

Embora seja um clube muito tradicional na Inglaterra, o Arsenal nunca conquistou a Champions League. Em 2005/06, o clube quase ergueu a Orelhuda sob a liderança de Henry, mas foi derrotado pelo Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

Na minha opinião, o Arsenal é bastante favorito. Gosto muito do elenco do Arsenal, um elenco completo, mas existe um ponto de interrogação: o Arsenal sofre muito com lesões", avaliou Giovanna Kiill.

Histórico do confronto

Ao todo, as duas equipes se enfrentaram seis vezes neste século. Todos os jogos foram válidos pela Champions League e os Gunners levam uma pequena vantagem: são três vitórias para o lado dos ingleses, duas para os portugueses e um empate.

Mais Vistas