Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

UEFA anuncia mudanças no formato da Champions League para temporada 2024/25

A Europa League e a Europa Conference League, outras competições de clubes da entidade, também tiveram mudanças anunciadas

Competições da UEFA passarão por reformulação a partir de 2024
Competições da UEFA passarão por reformulação a partir de 2024 (Divulgação/UEFA)

Por Redação da TNT Sports

Em meio ao anúncio da formação da Superliga, a UEFA também divulgou, nesta segunda-feira (19), um novo formato para a Champions League, sua principal competição, aumentando o número de clubes participantes.

Em comunicado oficial, a entidade europeia confirmou que, a partir da temporada 2024/25, o número de participantes na primeira fase regular da Champions passará de 32 para 36 times. Dessa forma, a fase de grupos tradicional também não existirá mais.

Quer assistir a todos os jogos da Champions League e à maior cobertura do Campeonato Italiano? Então, clique aqui e assine o Estádio TNT Sports!

No seu lugar, acontecerá uma espécie de formato de liga, com todos os clubes participando de maneira conjunta. Cada time jogará no mínimo dez vezes, contra dez adversários diferentes. Atualmente, são apenas seis jogos, contra os três mesmos clubes.

Os oito melhores classificados após essas dez partidas se classificarão automaticamente para as oitavas de final. Os times que terminarem entre a 9ª e a 24ª colocações jogarão um mata-mata com ida e volta para completar as oitavas.

Confira os melhores momentos de Liverpool 0x0 Real Madrid

A Europa League e a novata Europa Conference League também seguirão o mesmo caminho a partir de 2024, com oito e seis jogos nessa fase de "liga", respectivamente. A UEFA também pontuou que essas duas competições podem ter 36 times em sua primeira fase regular, mas essa decisão ainda não foi confirmada e a eventual mudança será discutida futuramente.

Por fim, a UEFA garantiu que o critério de classificação para suas competições seguirá o mesmo: o resultado esportivo nas ligas nacionais. No caso das vagas extras para a Champions League, uma delas irá para o 3º colocado da 5ª melhor liga em seu coeficiente (atualmente, a França ocupa essa posição). Outra vaga iria para um campeão nacional de um país a ser definido.

As últimas duas vagas extras serão concedidas aos dois clubes com o melhor ranking no coeficiente da entidade, mas que não tenham conseguido vaga para a fase de grupos da Champions. Esses times, no entanto, precisarão ter garantido classificação para os playoffs da UCL, para a Europa League ou para a Conference League.

Veja os melhores momentos da vitória do Bayern por 1x0 sobre o PSG

Mais Vistas