Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

10 anos da Libertadores: Danilo se emociona ao lembrar de conquista inédita com o Corinthians

Neste dia 04 de julho, completam-se 10 anos que o Alvinegro venceu o campeonato continental pela primeira vez

Danilo brilhou na reta final da Libertadores de 2012
Danilo brilhou na reta final da Libertadores de 2012 - Djalma Vassão/Gazeta Press (Djalma Vassão/Gazeta Press)

Por Aline Dias, Ludmilla Florencio e Priscila Senhorães

Além de toda sua história no Corinthians, o ex-jogador Danilo ficou muito marcado pelos seus feitos na reta final da Libertadores de 2012, quando o Alvinegro foi campeão pela primeira vez e de forma invicta. Na fase semifinal, diante do Santos, foi ele o responsável por empatar o jogo no Pacaembu e garantir a classificação à final. Já na decisão, foi dono do passe frio e categórico, de calcanhar, para Emerson Sheik abrir o placar diante do Boca Juniors.

Em entrevista exclusiva à TNT Sports, Danilo relembrou toda a trajetória do Timão na fase de mata-mata, que fez com que a equipe comandada por Tite chegasse à taça mais esperada pela torcida corintiana. Para o ex-jogador, o segundo confronto contra o Vasco, nas quartas de final, foi algo impossível de definir.

"Essa partida foi muitas coisas, principalmente aquele lance do Diego Souza, se a gente toma o gol, faltavam cinco ou seis minutos, dificilmente ia conseguir empatar. Talvez, poderia ter saído eliminado. O futebol é assim, Cássio foi muito feliz em fazer aquela defesa. Logo em seguida a gente já faz o gol, no início o Tite foi expulso e assistiu da arquibancada. Se juntar tudo que aconteceu nesse jogo... E o time do Vasco era bom, qualificado, que deu trabalho, mas o importante é que acabou tudo bem, terminou com tudo em festa", relembrou Danilo.

Logo depois desta sofrida classificação, o Corinthians enfrentou seu rival Santos, que contava com ninguém menos que Neymar em seu elenco. Para o ex-meia, equilíbrio e concentração foram os principais pontos para encarar o Alvinegro do litoral paulista, já que era um time formado por muitos atletas jovens e em ascensão, diferente do Timão, que contava com uma equipe mais experiente.

"Ali era juventude contra experiência, nosso time tinha muitos jogadores rodados. Fomos lá e conseguimos grande resultado na Vila, não é fácil jogar lá, ainda mais na época do Neymar. Conseguimos fazer o gol e segurar até o final. Esse equilíbrio era dentro e fora de casa. Então foi importante".

Considero que esse gol (do jogo de volta) é um dos mais importantes da minha carreira. Fico feliz por isso e honrado por ter feito o gol que levou o Corinthians pela primeira vez para uma final de Libertadores", afirmou Danilo.

Corinthians x Boca Juniors – final – La Bombonera

O time paulista estava atrás no placar, com os argentinos vencendo por 1 a 0, mas Romarinho saiu do banco para deixar tudo igual em Buenos Aires. Para o ex-jogador, um gol fora de casa é fundamental para uma final da competição mais disputada da América do Sul. "Se a gente perde o jogo ali, teria o daqui, mas eles jogavam bem fora de casa, fechadinhos, talvez a gente pudesse não ter ganhado em função disso. Esse equilíbrio em Libertadores é fundamental. Se você mantém isso até o final, você é campeão".

Corinthians x Boca Juniors – final – Pacaembu

Danilo relatou, durante a exclusiva à TNT Sports, que o time chegou com "o melhor sentimento possível" para o jogo daquele 04 de julho de 2012. Era o dia da grande decisão e o elenco comandado por Tite estava motivado e "preparado para a guerra".

"Tinha um adversário que sabia que às vezes jogava melhor fora do que em casa, a gente já sabia disso, mas acho que estávamos preparados, estávamos confiantes em fazer um grande jogo, vencer, entrar para a história do clube (...) Ninguém tinha dúvida pelo que fizemos o campeonato todo, mas os gols foram saindo, 2 a 0, time jogando daquele jeito, daquela forma... Na hora que o juiz termina o jogo, você vê o Pacaembu daquele jeito, é coisa de arrepiar".

Após o jogo, não caía nem a ficha. Quantos passaram ali e não conquistaram esse título? E a gente conquistou", declarou Danilo.

Confira no Facebook da TNT Sports. Clique aqui e veja!

EXCLUSIVO: Rodrygo indica que vê Tite treinando 'grande time europeu'

Mais Vistas