Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Abel Ferreira concretiza o ‘Abelismo’ e conquista mais um título pelo Palmeiras

A Copa do Brasil é a segunda taça do treinador no Palmeiras e na carreira

Abel Ferreira conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil com o Palmeiras
Abel Ferreira conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil com o Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF (Marcello Zambrana/AGIF)

Por Aline Dias

Abel Ferreira chegou ao Palmeiras há quase cinco meses, no final de outubro, depois de negociações sem sucesso com o então técnico do Independiente Del Valle e agora do Internacional, Miguel Ángel Ramírez, e Sebastián Beccacece, que eram os principais nomes para a diretoria alviverde. Neste domingo (07), o técnico português conquista seu segundo título com o Verdão, mostrando o quanto o seu trabalho foi efetivo em um curto período.


Na época de sua contratação, a pressa do clube em preencher a vaga deixada por Vanderlei Luxemburgo era notável. O desempenho do time dentro de campo, que vinha sendo positivo, havia caído consideravelmente, com muitos resultados negativos em sequência no Campeonato Brasileiro. A pressão da torcida por uma reação imediata era grande, e foi então que surgiu o ‘Abelismo’.

Vindo do PAOK, da Grécia, desacreditado por muitos, o treinador, que até então não tinha conquistado totalmente os torcedores palmeirenses, conseguiu esse feito rapidamente, quando atingiu a marca de seis vitórias em oito jogos no comando. Daí em diante, o clube paulista reagiu no Brasileirão, tendo chances reais de título, chegou à final da Libertadores e da Copa do Brasil.

Diante do rival Santos no Maracanã, Abel Ferreira conquistou não só o seu primeiro campeonato com a camisa do Palmeiras, mas também uma taça inédita em sua carreira. Com somente 42 anos de idade, 22 jogos e 14 vitórias, o português já estreou o seu currículo de títulos com o mais cobiçado da América, a tal obsessão à torcida alviverde.

Agora, pelo torneio nacional, Abel Ferreira guiou o Palmeiras para uma campanha de seis vitórias em oito jogos disputados, com 15 gols marcados. Nas oitavas de final, em mata-mata contra o Red Bull Bragantino, o Verdão avançou de fase com 100% de aproveitamento. O jogo de volta, inclusive, foi o dia marcado pela estreia de Abel no comando.

Com isso, nesta noite e de forma invicta pela segunda vez – a primeira em 2012, diante do Coritiba –, mais uma taça importante se desenha na trajetória ainda curta do treinador no Verdão. A conquista do tetracampeonato do clube na Copa do Brasil é mais uma prova concreta de que o ‘Abelismo’ deu mais certo do que o imaginado por alguns. Ao torcedor palmeirense, resta comemorar.

Mais Vistas