Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Botafogo: Fifa não reconhece Torneio de Caracas como título mundial

Clube vai se considerar tricampeão do mundo independentemente da decisão da entidade

Torcida do Botafogo quer reconhecimento de tricampeonato mundial
Torcida do Botafogo quer reconhecimento de tricampeonato mundial (Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

Apesar da tentativa do Botafogo, a Fifa não vai reconhecer os títulos do Torneio de Caracas como Mundial. Na última semana, o clube carioca registrou em seu site oficial os troféus das competições de 1967, 1968 e 1970 como 'Campeão do Mundo' e prometeu ir à entidade máxima do futebol por tal reconhecimento.

A Fifa reforça que os campeões do mundo por direito, antes do atual formato, que envolve campeões de todos as confederações, são os vencedores da Copa Intercontinental (campeão da Libertadores da Américas x campeão da Liga dos Campeões) entre 1960 e 2004.

"Decisão tomada pelo Conselho da Fifa em outubro de 2017 reconheceu todas as equipes europeias e sul-americanas que venceram a Copa Intercontinental (apenas) - disputada entre 1960 e 2004 - como campeões mundiais de clubes", relatou a Fifa à 'ESPN'.

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Time do Botafogo reunido para competição de 1967 | Arquivo pessoal Waltencir
Time do Botafogo reunido para competição de 1967 | Arquivo pessoal Waltencir

O Torneio de Caracas foi disputado até os anos 70 e ficou conhecido de forma mais famosa como 'Pequena Taça do Mundo'. Além de times sul-americanos, também competiram equipes da Europa e seleções nacionais, como a da Argentina. Bangu, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo foram os outros brasileiros a levantar tal troféu.

Prass revela que teve propostas de Botafogo e Fluminense antes de fechar com o Vasco

Mais Vistas