Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

CBF irá liberar áudios do VAR no Brasileirão

Os árbitros serão informados nesta sexta-feira (21) em reunião semanal da confederação; próximas duas ou três rodadas serão de teste

CBF irá liberar os áudios do VAR
CBF irá liberar os áudios do VAR - NORBERTO DUARTE (Foto: Getty Images)

Por Larissa Carvalho e Vitor Sérgio Rodrigues

A partir da 31ª rodada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá liberar os áudios do VAR nos jogos do Campeonato Brasileiro. As próximas duas rodadas (podendo se estender até três) já serão utilizadas como teste. A informação, divulgada pelo 'GE', foi confirmada pela TNT Sports.

Nossa reportagem teve acesso à informação exclusiva de que os árbitros só serão informados oficialmente nesta sexta-feira (22), em reunião semanal com a Confederação.

A decisão partiu do departamento de competições e da comissão de arbitragem da CBF, com o objetivo de ampliar a transparência das decisões da equipe de arbitragem brasileira. A Conmebol já adota esse protocolo de divulgação desde 2019, cujos áudios são publicados no dia seguinte à partida.

A decisão da CBF em divulgar os áudios torna pública uma prática que já vinha acontecendo internamente: os dirigentes que reclamam das decisões do VAR têm ido à entidade para ouvir o diálogo da equipe de arbitragem. Na maioria das vezes, saem satisfeitos com as conversas as quais têm acesso.

Na partida entre São Paulo x Palmeiras, ocorrida em julho deste ano, o empate em 0 a 0 foi marcado por reclamações. A exemplo de um pênalti desmarcado sofrido pelo Rigoni, e um lance de gol anulado do São Paulo, ao fim da partida, por impedimento do Miranda. Na semana seguinte, integrantes da direção do Tricolor foram à CBF, ouviram os diálogos da partida e compreenderam a marcação dos árbitros.

Na rodada do último fim de semana, duas decisões do VAR chamaram atenção. No jogo entre Atlético-GO e Atlético-MG, o árbitro Raphael Claus foi até o vídeo e não marcou um pênalti para o Galo após toque de mão do volante Baralhas, do Dragão. Mais tarde, no Maracanã, um gol do Flamengo, marcado por Michael, foi anulado por uma interpretação de impedimento equivocada do lateral Matheuzinho. Mesmo após consultar o VAR, o árbitro da partida, Flávio Rodrigues de Souza, manteve a decisão contrária às orientações atuais da regra do impedimento.

Mais Vistas