Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

CEO do São Bernardo, Lucas Andrino fala da fase positiva e das metas do clube

Equipe da Região do Grande ABC, em São Paulo, é a atual campeã da Série A2 e da Copa Paulista, além de liderar o A1 na classificação geral

Lucas Andrino e a taça da Série A2, conquistada em 2021
Lucas Andrino e a taça da Série A2, conquistada em 2021 (Foto: Arquivo pessoal)

Por Ludmilla Florencio

Líder do Campeonato Paulista A1, na classificação geral do torneio, atual campeão da Série A2 e da Copa Paulista, o São Bernardo é um clube da região metropolitana de São Paulo que foi fundado em 2004 e reestruturado em 2019, quando adquirido 100% pelo Grupo Magnum e transformado em uma Sociedade Anônima Limitada (Ltda).

Lucas Andrino, CEO do clube, contou à TNT Sports que o "novo" Bernô nasceu com objetivos de médio a longo prazo. O primeiro passo, conforme compartilhado, foi de organização de débitos financeiros para que, após isso, o elenco do futebol fosse montado.

ASSISTA AOS JOGOS DO PAULISTÃO PELA HBO MAX!!! ASSINE AQUI!

Em 2020, no primeiro ano de sua reformulação, o Tigre chegou à semifinal de duas competições. Ficando em terceiro lugar na Série A2 e em quarto na Copa Paulista. Fora das quatro linhas, a equipe viveu momentos difíceis já que, em dezembro do mesmo ano, o treinador Marcelo Veiga faleceu por conta do coronavírus.

No ano de 2021, sob comando de Ricardo Catalá, o time alcançou uma marca histórica: foi campeão da Copa Paulista e da Série A2 do estadual de São Paulo.

A conquista permitiu o acesso do Bernô à Série A1. Para Andrino, no primeiro momento, o objetivo era de apenas se manter na elite dos times de São Paulo após o rebaixamento que ocorreu em 2016. Mas, com o desempenho nas primeiras seis rodadas, o pensamento de classificação veio de forma natural.

É fruto de um trabalho muito sério, de uma organização, de manter um clube de futebol com uma visão empresarial, com os departamentos sendo respeitados. Enxutos, mas muito justo. Feito em poucas mãos, mas com um controle muito certo. O que acaba sendo difícil em um clube social, um clube grande. Esse é o grande ponto positivo e o que tem trazido esse resultado esportivo que a gente vem tendo".

Lucas Andrino é CEO do São Bernardo desde 2019. Foto: Arquivo pessoal
Lucas Andrino é CEO do São Bernardo desde 2019. Foto: Arquivo pessoal

Apesar de não serem uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Andrino revelou que o clube tem estudado essa migração de nomenclatura, já que há um privilégio tributário nesse modelo e que é interessante em sua análise. Para ele, a SAF surgiu como forma de reorganização de grandes equipes do futebol brasileiro que possuem um alto número de dívidas.

A administração recente tem metas estabelecidas. O São Bernardo busca, de acordo com o CEO, o projeto de, no mínimo, disputar a Série B do futebol brasileiro no ano de 2025, mantendo-se no A1 do Paulista.

Aí sim poderemos pensar na venda de jogadores e ter uma linha que precede o resultado esportivo. Não pensamos tanto na comercialização de jogadores, pensamos em uma formação forte, com o CT novo que vem vindo (previsto para um ano e meio). Com a formação forte, com trabalho bem feito de categoria de base e com as competições para disputar, nós vamos atingir um patamar bem interessante".

No atual estadual, o Bernô perdeu apenas uma vez nos seis jogos disputados. No confronto diante do Palmeiras, Santos e Red Bull Bragantino, a equipe conseguiu manter a igualdade e conquistar um ponto diante dos rivais.

O favoritismo dos chamados "clubes tradicionais" é visto como normal para Andrino, mas não anula as possibilidades dos outros. Já que o trabalho desenvolvido pelo São Bernardo, Red Bull Bragantino, Ferroviária e Mirassol, de acordo com Andrino, tem tudo para atingir bons resultados no Brasil.

Garantir a briga pelo título inédito da Série A1 é temerário, de acordo com as palavras do diretor executivo. Mas a sua certeza é de que a equipe irá brigar de igual para igual com seus adversários.

"Os resultados esportivos estão mostrando. O nosso time tecnicamente é muito competente. Na vontade e na organização tática, nós estamos mostrando e conseguindo trazer o resultado esportivo para dentro de casa", pontuou.

Para ele, o que falta ainda é maior participação da torcida. "A gente precisa da força deles, porque é muito importante. Com eles nos estádios, nós estaremos ainda mais completos para chegar ainda mais longe".

Próximo desafio

O São Bernardo enfrentará o Corinthians pela sétima rodada do Paulistão nesta quarta-feira (16), na Neo Química Arena. E, segundo o CEO do clube do ABC, a ideia é somar ponto mesmo com a dificuldade do confronto.

"Se a gente ganhar ou sair com um ponto, vai ser de grande tamanho pra gente, afinal, é um dos maiores clubes do país".

Melhores momentos - Ponte Preta 1x2 São Paulo

Mais Vistas