Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Da fome ao sucesso: a vida de Marcão, volante do Sport

Jogador superou momentos difíceis em sua história e hoje fala em se sentir realizado por proporcionar vida melhor à família

Marcão enfrentou a fome e diversas dificuldades na vida até se tornar o 'Pitbull da Ilha'
Marcão enfrentou a fome e diversas dificuldades na vida até se tornar o 'Pitbull da Ilha' (Reprodução/Twitter Marcão)

Por Erick Viana

A história de Marcão é marcada por altos e baixos. O jogador hoje é o 'Pitbull da Ilha', mas ele já carregou carvão, foi ajudante de pedreiro, roceiro, capineiro e açougueiro. E antes de assumir o posto de 'cão de guarda' da Ilha do Retiro, quase saiu do Sport no meio da temporada, antes de Jair Ventura chegar e dar chances ao atleta, que soube aproveitá-las.

Em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo, Marcão falou sobre as coisas que teve de passar na vida até alcançar estabilidade e a titularidade de um grande clube da Série A do Brasileirão. Veja:

Muitas vezes me pego pensando: 'Olha de onde eu saí'. Olha o que eu fazia antigamente, hoje tô jogando futebol em um cenário nacional, conhecido mundialmente. Pois hoje os meios de comunicação estão levando o nome da gente pra lugares que nós mesmos não sabemos. Uma pessoa que já fez carga de carvão. Já fui ajudante de pedreiro. Já capinei, já rocei, já fiz de tudo um pouco pra ajudar minha família na minha infância e na minha adolescência e hoje tô nesse cenário. Sou muito grato a Deus por isso, e às pessoas que deram o ponto de partida. Pessoas que disseram: 'Vamos Marcão, vamos ali fazer um teste.' Comecei a jogar tarde também, com 18 anos já, também tenho que agradecer a essas pessoas que deram esse
ponto de partida."

O volante falou sobre o período em que passou fome e o classificou como o mais difícil da sua vida, além de falar sobre sua irmã.

"Você passar fome, ou ver uma irmã mais nova sua com vontade de ter alguma coisa e você não ter condições de ajudar suprindo aquela necessidade dela, foi um dos momentos mais difíceis que eu passei na minha vida. A fome e não ter condições favoráveis de ajudar minha irmã. Hoje em dia eu já consigo satisfazê-la e ajudar ela da forma que ela quiser e precisar."

Marcão tem um vínculo muito forte com sua família e tudo que passaram juntos. Sua mãe foi empregada doméstica, e ele fez questão de falar sobre ela e do orgulho que tem de ter conseguido realizar seus sonhos.

"Minha mãe era empregada doméstica. Trabalhava na casa de patrões, e ela sempre pegou cozinhas muito lindas, bem organizadas... Assistindo TV ela sempre falava: 'Um dia eu vou ter uma cozinha assim.' E eu consegui dar a ela essa cozinha da forma que ela quis. Isso é um sonho que eu me orgulho muito de conseguir realizar e proporcionar isso na vida dela. Hoje ela faz comida pra gente no fogão dos sonhos dela, a geladeira dos sonhos dela, a cozinha toda moldada do jeito que ela quis e sempre sonhou. Me orgulho dessa conquista na minha vida."

A mãe de Marcão, no entanto, foi contra a tentativa de se tornar jogador de futebol. O meia rubro-negro disse que o apoio no início da carreira veio por parte de seu pai.

"Minha mãe era contra. Por ela eu não teria jogado futebol, não. Tanto que eu só saí pra fazer meu primeiro teste depois do ensino médio. Pra ela era fundamental que eu terminasse a escola. O sonho dela era me ver formado. Por ela eu não teria entrado pro futebol mesmo. Mas meu pai falava: 'Não, filho a gente faz pro mundo. Vai, meu filho, já te eduquei, você já sabe o que é certo e o que é errado, então pode ir, confiança e vai com Deus que se for pra acontecer vai acontecer, Deus vai te abençoar.'"

Depois de passar momentos difíceis no começo da temporada, foi com Jair Ventura que teve oportunidades de se firmar como titular. Antes do técnico, ele atuou apenas 15 minutos na temporada e hoje é titular absoluto. Ainda que grato ao treinador, o meia disse que 'o Marcão é o mesmo' de antes.

"Muitas pessoas me perguntam isso e eu falo: o Marcão é o mesmo, só não estava tendo oportunidade com outros treinadores. Claro que por opção deles, com uma filosofia de trabalho totalmente diferente. Então acho que minhas características se adequam muito bem a filosofia de trabalho do Prof. Jair. Só agradecer a ele e continuar dando meu melhor, dando o máximo pra ajudar meus companheiros, que nesse momento é o mais importante", concluiu Marcão.

Marivaldo e a paixão de Marcão pelo Sport

Na última quinta-feira (17), o mundo conheceu a história de Marivaldo, torcedor do Sport que caminhou por 60km e três cidades para ver o Sport jogar. Marivaldo participou do FIFA The Best e ganhou o prêmio de melhor torcedor do ano com sua história. Marcão admitiu que a vitória de Marivaldo foi o assunto do treino entre os jogadores.

"Foi o comentário (no treino). Isso é um reconhecimento mundial, é um FIFA The Best, não é nada brasileiro. Tem que parabenizar o Marivaldo e isso é a cara do torcedor do Sport. Tem muitas outras histórias para serem contadas sobre torcedores, é a cara do torcedor do Sport. Esse prêmio foi individual mas também vale ser lembrado e contemplado por todos os torcedores que também são amantes fieis e rubro-negros de coração e de alma", disse o camisa 77.

Ainda no tema torcedor, Marcão se identificou como um torcedor do Sport e disse ter virado mais um rubro-negro.

Sou grato por isso, o maior clube que passei. Serei sempre grato ao Sport como jogador e, hoje, eu sou também mais um torcedor do Sport. Hoje eu posso dizer: sou rubro-negro."

Marcão tem 29 anos e já passou por 11 clubes na carreira. No último domingo (13), foi o melhor jogador em campo na vitória do Sport sobre o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.

Mais Vistas