Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Derrota para o Fluminense elimina chance do Santos disputar a Copa do Brasil em 2024

Santos precisaria de melhor colocação no Brasileirão para conseguir vaga à Copa do Brasil, já que não conseguiu via Campeonato Paulista

Santos não jogará a Copa do Brasil em 2024
Santos não jogará a Copa do Brasil em 2024 (Abner Dourado/Agif/Gazeta Press)

Por Redação da TNT Sports

O Santos não tem mais chances de conquistar uma vaga para a disputa da Copa do Brasil de 2024. A derrota para o Fluminense esgotou a última possibilidade do Peixe ter uma vaga na competição de mata-mata.

O Santos precisava ter a melhor campanha entre os times do Brasileirão que não vão para a Libertadores, mas a derrota para o Fluminense por 3 a 0, em plena Vila Belmiro, tirou qualquer chance matemática disso acontecer, já que o Peixe chega a, no máximo, 49 pontos no Brasileirão e o Athletico, primeiro time fora da zona de Libertadores, tem 52 pontos.

Com a mudança no regulamento da Copa do Brasil, os torneios estaduais ganharam mais importância e se tornaram o principal meio de classificação. Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram suas vagas por meio do Paulistão.

Presentes no G6, Palmeiras e Red Bull Bragantino estão garantindo suas vagas via Brasileirão, o que abrirá vagas para que Corinthians e Botafogo-SP disputem a Copa do Brasil na próxima temporada. O São Paulo também está garantido por ser o atual campeão da Copa do Brasil.

Mais uma vaga seria aberta para um time paulista apenas se o Corinthians chegasse ao G6 nesta edição do Brasileirão, o que é matematicamente impossível de ocorrer.

Recentemente, o presidente do Santos, Andrés Rueda, deu a entender em entrevista que o Santos poderia ser convidado a participar da Copa do Brasil, mesmo não conseguindo vagas pelos critérios de classificação. O regulamento do torneio, no entanto, não permite convites.

ENTENDA OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

A nova regra de classificação para a Copa do Brasil determina que, dos 92 clubes que participarão da competição a partir de 2024, 80 vagas serão distribuídas pelas federações estaduais. As 12 vagas restantes serão ocupadas pelos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileirão e com as equipes classificadas para a Libertadores (seis equipes classificadas pelo Brasileirão, mais os vencedores da Copa do Brasil, da Sul-Americana e da Libertadores, caso sejam brasileiros). Caso sobrem vagas, ou seja, os campeões das competições internacionais não sejam equipes do Brasil, os times melhor classificados na Série A do Campeonato Brasileiro ficarão com as vagas.

Mais Vistas